26/11/2025

La morte sull'alta collina (1968 / Fernando Cerchio) | SpagvemberFest 2025

 

Estava convencido de já ter visto este filme, mas o Letterboxd tinha uma história diferente para contar. Não o tinha lá marcado, e acabei por vê-lo no início da semana. Lançado em Portugal com o incompreensível título "Matar ou Não Matar!", este é o último filme do italiano Fernando Cerchio. O segundo ambientado no oeste americano. 

A estrela é o mui jovem, Peter Lee Lawrence. Um actor que quase toda gente desconhece, mas do qual todos viram ao menos um filme: Por Mais Alguns Dólares. Onde nem sequer foi creditado, apesar do mote do filme ser feito em cima da recorrente cena de flashback onde ele participa. Tenho a certeza de que já contei a história, mas vale a pena recordá-la para quem chega agora ao blog.

Tudo começa quando um bando de mexicanos assalta o banco da cidade fronteiriça de Two Arrows. Loring (Peter Lee Lawrence) e Parker (Luís Dávila) testemunham o roubo e decidem perseguir o bando, ficando eventualmente com o saque para proveito dos próprios.

A primeira meia-hora do filme é bastante satisfatória. Não lhe faltando acção e até alguma piada, sempre servida pelo grupo de bandoleiros liderados pelo General Valiente (grande trabalho de Tano Cimarosa) e o seu tenente Augustin (Jesús Guzman). Mas depois a coisa toma caminhos tortuosos que ferem a vista do espectador. Sendo ainda assim de realçar que o caminho do western galhofa, que chegaria nos setentas, estava aqui a ser talhado muito antecipadamente.

Mas infelizmente o resultado é insonso. Para memória futura ficam dois ou três apontamentos realmente divertidos. Sobretudo a cena hilária em que o capanga do mentor por detrás dos assaltos usa storyboards para explicar os planos de roubo. O filme não terá tido um orçamento avultado, usando até excertos de bandas sonoras não originais. Conta ainda assim com belíssimos exteriores, captados entre Madrid e Tabernas.

Provavelmente não terei oportunidade de ver mais nenhum filme nos próximos dias e estando o mês a finar, dou como encerrada a minha maratona SpagvemberFest deste ano. Admito que foi bom voltar a escrever por aqui com regularidade. Não prometo um verdadeiro regresso com pontapé na porta e chumbo no canhão, mas como dizia o Pedro Santana Lopes: Vou andar por aí!

Visto via YouTube, aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário