9.20.2011

Continuavano a chiamarlo Trinità (1971 / Realizador: Enzo Barboni)


Qual é a primeira coisa que nos vem à memória quando falamos de Mario Girotti / Terence Hill e Carlo Pedersoli / Bud Spencer? Cadáveres e muito sangue? Não! Violência extrema, sadismo e umas pitadas de sexo? Nem pensar! A especialidade destes dois atores italianos é a comédia, recheada de pancadaria, acrobacias, humor simples e algumas patetices.

Os westerns de Giuseppe Colizzi já davam sinais de mudança. Enzo Barboni assumiu a rutura de forma clara e resgatou a dupla de protagonistas para o seu filme. Após o grande êxito de “Trinitá, cowboy insolente”, algo que foi contra todas as expetativas, as pessoas queriam voltar a ver Trinitá e Bambino a aviar porrada nos seus adversários. O produtor Italo Zingarelli e o realizador Enzo Barboni (E.B. Clucher) fizeram-lhes a vontade. Não demorou muito a dar frutos: Foi um enorme sucesso de bilheteira na Europa, maior que o filme anterior. Mas foi também o canto do cisne porque a loucura dos westerns-spaghetti tinha acabado!


Concordo com Terence Hill, que muitos anos mais tarde afirmou que o grande mérito dos “Trinitás” foi o momento em que surgiram. O público queria algo diferente porque a enorme quantidade de westerns violentos com heróis sedentos de vingança tornou-se banal e pouco apelativo. Este filme desperta em mim sentimentos contraditórios: Pessoalmente, acho que os elementos cómicos arruínam o western. Por outro lado, divirto-me a ver Terence Hill a manejar o seu colt e Bud Spencer a “varrer” toda a gente com murros no toutiço e chapadas nas trombas. Deve ser porque a minha geração cresceu a ver em VHS os filmes desta dupla. Na minha opinião, enquanto comédia este filme alcança os objetivos. Enquanto western é uma desilusão.


A “inocente” junção de Hill e Spencer acabou por desencadear um fenómeno cinematográfico, dando origem a uma das mais carismáticas duplas da História do Cinema, uma parceria que iria durar até finais dos anos 80. Pelo caminho, ao longo de todos estes anos, muitas cenas de pancadaria cómica aconteceram, para gáudio das crianças e adolescentes de então. Aposto que Terence Hill e Bud Spencer ficaram com as mãos a arder após tantos anos a distribuir castanhas ao pessoal!


Mais algumas imagens do filme:



Trailer:

9 comentários:

  1. É, creio que seja por aí mesmo: gosta mesmo quem cresceu vendo isso - seja em VHS ou sessões vespertinas na TV. De qualquer modo, ainda acho as lutas destes filmes maravilhosas, com a completa falta de técnica e estardalhaço de truculência de Bud Spencer.

    Ah, rápido adendo: maravilhosa nova foto de cabeçalho do blog, compañeros!

    ResponderEliminar
  2. A partir desta altura Terence Hill e Bud Spencer decidiram protagonizar apenas filmes destinados ao público mais jovem. Note-se que, apesar de haver muita pancadaria, ninguém morria e nunca havia sangue.

    ResponderEliminar
  3. Muy buenas fotos del film. A mí me sigue resultando simpático.
    Saludos

    ResponderEliminar
  4. A trilha sonora do primeiro Chamam-me Trinity de Scott e Micalizzi com vocal de Annibale a orquestra de Gianfranco Plenízio é muito melhor que a da sequência Trinity ainda é o meu nome. Achei a deste último um tanto monótona.

    ResponderEliminar
  5. O primeiro filme teve a banda sonora de FRANCO MICALIZZI e neste segundo filme é da autoria dos irmãos GUIDO E MAURIZIO DE ANGELIS. Eu prefiro a música desta dupla mas não há dúvida que é um registo mais monótono que o anterior.

    ResponderEliminar
  6. Goste-se ou não, estes filmes da saga Trinitá fazem parte da memória colectiva da minha geração. Vi-o em vhs e várias vezes na antiga "4", e mesmo nos dias que correm gosto de revê-lo. Felizmente está editado em Portugal pela Prisvideo.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderEliminar
  7. Informative article, totally what I needed.

    my blog ... uranium

    ResponderEliminar
  8. Amazing issues here. I'm very happy to see your post. Thanks a lot and I am having a look forward to contact you. Will you please drop me a mail?

    Here is my web page :: trailhead

    ResponderEliminar
  9. We stumbled over here coming from a different page and thought
    I may as well check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to going over your web page again.

    Feel free to surf to my website acnepill

    ResponderEliminar