2011/11/21

Sugar Colt (1966 / Realizador: Franco Giraldi)

Depois de fazer alguma carreira em séries da televisão norte-americana, Jack Betts actor californiano formado no Actors Studio de Nova Iorque, consegue do outro lado do Atlântico a oportunidade de relançar a sua carreira. Contratado por Franco Giraldi pelo valor de 8000 dólares, o actor voa para Roma lançando-se nos grandes ecrãs europeus onde será conhecido pelo assombroso nome: Hunt Powers! Nome que emprestaria a uma dezena de westerns-spaghetti e que só abandonaria aquando do regresso à sua terra natal.

Em entrevista incluída no DVD da Wild East “Dead Men Don't Make Shadows & Django Meets Sartana”, Betts recorda os dias em que aceitou o papel. Sem saber montar a cavalo ou sequer segurar uma arma, o americano empenhou-se a finco, submetendo-se a uma «injecção» à John Wayne. O esforço teve proveitos como se poderá confirmar pois a interpretação que aqui executou é de grande nível.


Betts é Sugar Colt, um galante ex-agente do Exército da União que com o final da guerra se passou a dedicar ao ensino do manejo de armas a uma clientela exclusivamente feminina. Contactado por um velho conhecido – Pinkerton – fica a par dos últimos desenvolvimentos da investigação levada a cabo sobre o desaparecimento de um grupo de oficiais do exército nortista, que jamais regressaram a suas casas depois de depostas as armas. Os homens foram afinal sequestrados e as primeiras extorsões exigidas aos seus familiares.

O ex-agente refuta inicialmente envolver-se na investigação mas mudará de ideias depois de assistir ao assassinato do seu amigo por um dos elementos da pandilha responsável pelo rapto. Eis que vemos em acção as verdadeiras qualidades deste pistoleiro, que se faz passar por um médico bastante caricato. Sob este disfarce ruma a Snake Valley, cidade dominada por todo o tipo de pulhas e que tudo aponta albergar o bando por detrás do rapto. O filme segue então os contornos do suspense e do policial, que francamente considero resultar bastante bem.


O italiano Franco Giraldi ainda a saborear os louros do sucesso de “Sette pistole per i MacGregor” consegue mais uma vez reunir um elenco de respeito. Para além do já mencionado Hunt Powers, contamos também com um punhado de caras bem conhecidas no género, como Frank Braña, Víctor Israel ou Jeff Cameron. A figura feminina principal é desempenhada pela belíssima actriz de descendência portuguesa Soledad Miranda. Actriz que mais tarde se tornaria presença habitual nos filmes do venerado realizador espanhol, Jess Franco (“Vampiros lesbos”, etc.). Infelizmente a carreira da nossa «cara laroca» foi curta, tendo dito adeus à vida num acidente de viação no Estoril. Tinha apenas 27 anos.

Apesar de bem realizado e interpretado, “Sugar Colt” não goza ainda de grande reputação no seio dos fãs do western europeu. Facto que acredito poder vir a ser alterado com o passar dos anos, já que me parece um filme acima da média do que a indústria cinematográfica mediterrânea produziu nos anos 60 e 70. Aqueles que estiverem predispostos a descobri-lo, saibam que existem algumas edições DVD disponíveis no mercado global. A que possuo faz parte da “La Colección Sagrada del Spaghetti Western”. Lançada pela editora espanhola Impulso Records, que não me canso de dize-lo, é uma das melhores colecções dedicadas ao western-spaghetti existentes no mercado Ibérico.


Vejam lá então mais algumas imagens promocionais:




Trailer:

11 comentários:

  1. Eu não achei este filme nada de especial. Acho que ainda tenta copiar em demasia os westerns americanos. Se não estou enganado, Hunt Powers disse na entrevista no DVD da Wild East que as suas cenas mais arriscadas foram executadas por Jeff Cameron, um grande duplo que mais tarde, juntamente com Hunt Powers, seria também ele protagonista dos westerns de Demofilo Fidani.

    ResponderEliminar
  2. Excelentes fotos, amigos. Soledad Miranda es actriz de culto ahora.
    La verdad es que las ediciones españolas de Impulso Records no son muy buenas pero se agradece el esfuerzo que hacen al menos en dar a conocer estos títulos.
    Saludos

    ResponderEliminar
  3. Hola Belén!

    La verdad es que las pelis de esta colección que poseo son todas muy buenas. Buena calidad de imagen y audio en castellano que es una opción que me gusta. No puedo hablar en respecto a otros títulos porque no poseo ninguno.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  4. Para mí la película es aburrida con un guión cargado de situaciones inverosímiles y pueriles. No obstante, tiene la virtud de equilibrar bastante bien las escenas cómicas con las dramáticas.

    ResponderEliminar
  5. Empiezo a creer que soy el único tío a gustar de esta peli...

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  6. Sí, de imagen y sonido están bien, pero son un poco "pobres". Pero como te digo, no me quejo porque gracias a ellos podemos disfrutar de estos títulos. ¡Y que sigan sacando más!

    ResponderEliminar
  7. Ja, ja. Ahora te entiendo. No tienen nada de extras, verdad que no. Pero estoy acostumbrado, casi ningunas de las editoras que están sacando estas pelis dedican algún enfoque en esta área. La Koch Media (Alemania), Nocturno (Itália) y Wild East (Estados Unidos) son algunas excepciones.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  8. No no es lo unico tio, este Tio de Samora Correia le gusta tambien.

    Sinceramente, boa historia misto Western classico/Policial, boas interpretações, bons valores de produção,no fundo algo diferente dentro do genero.

    Dentro do meu top 20 alternativo sem duvida

    ResponderEliminar
  9. Olá vizinhança!

    Sim. Creio que é razoável considera-lo para um top 20 alternativo. Para mim é um dos bons filmes da segunda linha, mas não sou propriamente independente pois no fundo amo todos os filmes do género.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  10. Esse ainda não vi, mas a música pelo menos não se perde, se podemos dizer assim.
    Abraço!
    LeMarc

    ResponderEliminar
  11. Espero então que tenhas a oportunidade de vê-lo.
    Um abraço companheiro.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails