10.27.2019

The Spikes Gang (1974 / Realizador: Richard Fleischer)

Estamos em 1974, ainda é viável para os americanos ir filmar para Almeria. É assim que aparece “A Quadrilha de Spikes”, filme realizado por Richard Fleischer, sim esse mesmo que nos deu o “Conan o Destruidor”, “Kalidor: A Lenda do Talismã” e o clássico “À Beira do Fim”. O elenco é quase totalmente preenchido por gringalhada, com excepção de uma curta participação de Ricardo Palacios e outra ainda menor de Tito García, que creio nem aparecer creditado. O grande nome do cartel é o mítico Lee Marvin, que interpreta o tal Spikes do título, um velho pistoleiro tão astuto quanto traiçoeiro. Então vamos lá.

O gang segue caminho pelas ramblas de Almeria.

Um grupo de chavalecos descobre um homem moribundo, fora baleado e sem auxílio certamente iria bater a caçoleta, mas os miúdos têm bom coração e tomam conta dele. O velho fica-lhes tão grato que lhes promete recompensar em qualquer situação que necessitem a sua ajuda. Um deles cede-lhe o cavalo para que possa seguir caminho e o pai ao aperceber-se do sucedido brinda-o com uma valente carga de porrada. Resultado, o gaiato resolve abandonar a quinta. Os outros ao aperceberem-se seguem com ele.

Quando a fome aperta e a única coisa que tens é água...

A vida fora do rancho provar-se-á mais complicada do que antecipariam, a fome aperta e iludidos pela fanfarronice que o velho bandido lhes pregara, resolvem assaltar um banco. A coisa não corre bem e matam uma pessoa importante no processo. Resultado, ficam com a cabeça a prémio. Ditará a sorte que se reencontrem com o velho Spikes, que não falha ao prometido e lhes dá a mão. Acaba mesmo por lhes propor juntarem-se a ele. O velho ensina-lhes umas coisas e começam a programar um grande assalto. É claro que tudo vai correr mal e o velho vai acabar por tentar salvar o próprio couro à conta dos rapazitos.

Vide o ruivo ali atrás, Ron Howard!

Este mote mestre/aluno, sempre deu bons frutos no western, sobretudo no trabalho máximo de Tonino Valerii, “Gigantes em Duelo”. E esta “Quadrilha de Spikes” apesar do seu ritmo lento não foge à excepção, conseguindo genuinamente manter o espectador despertado durante a duração completa do filme. Uma curiosidade, um dos miúdos do Gang é interpretado por Ron Howard, que como sabemos haveria de se tornar nome maior em Hollywood e que recentemente levou pau com a sua incursão na franquia Star Wars, “Solo”. 

5 comentários:

  1. Richard Fleischer realizou alguns filmes de aventura bem interessantes. Destaco, por exemplo, "Barrabás", "Os Vikings" e "20 000 léguas submarinas".

    ResponderEliminar
  2. Lee Marvin era uma cara bem conhecida em westerns.
    Contracenou, por exemplo, com gigantes como John Wayne e Burt Lancaster. Consta também que Marvin era um grande bebedolas e que fumava que nem uma chaminé.
    Como não foi de cirrose, morreu de ataque cardíaco.

    ResponderEliminar
  3. Ele está bem neste papel. Se calhar por ser um personagem em que se revia... Mas não é um filme muito falado, suponho que tenha sido um flop na época.

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente este filme anda agora a passar no Fox Movies. Acabei de me cruzar com ele no zapping...

    ResponderEliminar