1.13.2020

Carambola (1974 / Realizador: Ferdinando Baldi)

Vivendo toda a minha vida perto da fronteira com Espanha, tal como o meu amigo e sócio Pedro Pereira, sempre ouvimos falar de expressões como “contrabando”, “contrafação” ou “refugo”. O contrabando, que no nosso tempo de infância quase já não existia, era inócuo: sacas de batatas, café, bolachas, bacalhau ou garrafas de Coca-Cola. Hoje, o mundo é muito mais evoluído e o contrabando mudou: droga, armas, tabaco, putas, chulos, terroristas e afins. A contrafação, vulgo falsificação ou adulteração, também havia (e continua a haver). O refugo, isto é, aquilo que sobra, depois de escolhido o melhor, continua presente.

Mas o que é que tudo isto tem a ver com o filme “Carambola”? A resposta é simples: tem tudo a ver! “Carambola” é a contrafação dos filmes de sucesso da dupla Trinitá e Bambino. “Carambola” é o contrabando da dupla Trinitá e Bambino porque plagiam descaradamente e não pagam direitos de autor ou direitos alfandegários. “Carambola” é o refugo porque, não havendo Terence Hill e Bud Spencer, sobraram Antonio Cantafora e Paul Smith.

Colby, o pilha-galinhas.

O filme, per se, é um chorrilho de palhaçadas protagonizadas pelo elegante Colby e pelo abrutalhado Lem. À la carte ou à discrição temos chapadas nas trombas, murros no toutiço (também conhecidos por “murros à pedreiro”), jogos de snooker e uma banda a tocar Jazz, ou “Jás”, como se diz no Pé da Serra. E é tudo! Não vale a pena aprofundar mais o assunto porque o filme é tão mau que, se insistirem muito, é capaz de moer o juízo e os colhões ao padre-santo!

A força de Lem é proporcional à sua brutidade!

Epílogo: para os iniciantes em jogos de snooker / bilhar, um conselho: desconfiem sempre quando alguém pegar no giz azul (que é usado para esfregar na ponta do taco) e vos disser: “Cheira lá isto! Cheira a banana!”.

6 comentários:

  1. O realizador Ferdinando Baldi afirmou que este filme (e a sua sequela) eram um projeto apenas com um simples objetivo: tentar ganhar dinheiro. Não interessava se tinha qualidade ou se não passava de uma fantochada. Ganhar uns cobres nas bilheteiras era o mais importante!
    Parece que esse objetivo foi conseguido porque o público aderiu.

    ResponderEliminar
  2. Destaque para o título deste filme em França: "Se não és tu, então é o teu irmão".

    ResponderEliminar
  3. Esse filme passou varias vezes nas sessões de filmes da TVS ( atual SBT) na década de 80 e no incio da década seguinte de 90 esse filme e outro com os mesmo atores Michael Coby & Paul Smith passaram na Rede Bandeirantes primeiro na sessão filmes de Western noturno intitulado "Segunda Sem Lei "e depois foi exibido na Sessão Livre era uma sessão de filmes exibidos no inicio da tarde as 13:00 no mesmo canal e ambos com as suas dublagens originais da extinta dubladora ELENCO-S.P

    ResponderEliminar
  4. Carambolas! Recuperar os links das imagens dos top 10, santos numes!!!

    ResponderEliminar
  5. As stated by Stanford Medical, It's in fact the one and ONLY reason women in this country live 10 years more and weigh an average of 19 KG lighter than us.

    (And realistically, it has totally NOTHING to do with genetics or some secret-exercise and really, EVERYTHING about "how" they eat.)

    P.S, I said "HOW", not "WHAT"...

    Tap this link to discover if this little questionnaire can help you unlock your true weight loss potential

    ResponderEliminar