6.03.2019

Il suo nome gridava vendetta (1968 / Realizador: Mario Caiano)

Os atores Anthony Steffen, William Berger, Robert Hundar, Evelyn Stewart, Mario Brega e Jean Louis unem forças neste western de Mario Caiano. O realizador, juntamente com Tito Carpi, alinhavou e escreveu o argumento. Enzo Barboni assinou o seu nome como diretor de fotografia. Este leque de profissionais, em conjunto, deu origem a um western bastante decente, longe da genialidade de uns e longe da palhaçada de outros. Como diriam alguns: “não é bom, nem mau… antes pelo contrário”! Davy Flanagan, ex-militar ianque, tem a cabeça a prémio. É acusado de traição e deserção. Após cinco anos de ausência, Flanagan regressa a Dixon, a cidade onde sempre viveu.

O taciturno Steffen!

A vizinhança é pouco amistosa. O ambiente naquela cidade é de cortar à faca. Mas Flanagan não percebe o porquê de tanta animosidade. Pior: o facto de ter sido baleado na cabeça durante a Guerra Civil fez com que perdesse a memória.Lisa, a sua ex-mulher, casou-se com um tipo chamado Clay Hackett. O desgosto de Lisa é tão grande que passa os dias a encher as trombas de bebida. O juiz Sam Kellog é o único que o quer ajudar.

O sádico Berger!

Aos poucos, a memória torna-se menos turva. Mas à medida que Davy Flanagan maneja o seu revólver com mestria, a sua memória vai-se tornando mais clara e aí é que haverá tiros e batatada que até ferve! E ferve de tal maneira que, no final, o vilão dará um belo mergulho no bebedouro dos cavalos para arrefecer as suas malévolas intenções.É um mergulho digno dos melhores que já vimos, semelhante aos mergulhos do pessoal maluco que se atirava em grande estilo do alto da 3ª prancha na Piscina Municipal de Portalegre. Aqueles que viveram esses tempos nesta cidade do Alto Alentejo sabem do que eu estou a falar!

6 comentários:

  1. A frase de lançamento deste filme foi: "A amante mais fiel era o seu colt! A sua casa era a pradaria! O seu nome fazia tremer o Oeste, era... um caçador de prémios! Um western que irá marcar uma época!".

    ResponderEliminar
  2. Sobre a parte final desta resenha, o personagem mais carismático da piscina de Portalegre naqueles anos era um agente da PSP (agora já reformado) chamado Eustáquio, mais conhecido por "Zé da Bomba" ou apenas "Bombas".

    ResponderEliminar
  3. Um spaghetão de vingança daqueles que dá gosto de ver! O gênero ainda estava em grande fase naquele ano de 1968.

    ResponderEliminar
  4. Bom exemplo do western spaghetti em pleno auge do género. Entretimento puro. Título em Portugal: "O Vingador".

    ResponderEliminar
  5. E esta foi a primeira vez que Anthony Steffen interpretou o papel de pistoleiro sem memória. A segunda vez foi em "Shango, la pistola infallibile".

    ResponderEliminar
  6. Os argumentos do Tito Carpi são normalmente meio caminho para boa diversão, depois basta uma realização cuidada para assegurar o resto. Sobre o elenco, na minha opinião a dupla Steffen/Berger até funciona melhor aqui, mas não creio que tenha muitos do meu lado...

    ResponderEliminar