12.30.2019

Il ritorno di Clint il solitario (1972 / Realizador: Alfonso Balcázar)

Clint Madison regressou. Todos pensavam que tinha morrido. A sua esposa, conhecida por todos como “a viúva”, ainda vive no Rancho Green Circle com os seus dois filhos, Jimmy e Betty. Clint apresenta-se perante a sua mulher, desta vez disposto a largar as armas e a abraçar a vida pacífica do campo. Mas uns rufiões andam a ameaçar os agricultores daquela região. Clint recusa-se a lutar. Os seus filhos acham que ele não passa de um cobarde. Mas os rufiões são mais chatos do que a merda, agridem a família de Clint e matam um jovem agricultor. Os “flashbacks”, ao longo de todo o filme, explicam porque é que o protagonista não quer voltar à vida violenta de outrora.

Por aquelas bandas anda um caçador de prémios ansioso por encaixar 5 000 dólares pela captura de Clint Madison. Quem vai ganhar esta contenda? Clint? Os rufiões? Ou o caçador de recompensas?

Vais levar um papo-seco na tromba!!

Francisco Celeiro Martinez, ou melhor, George Martin, e Nikolaus Günther Karl Nakszynski, isto é, Klaus Kinski, são os dois grandes focos deste western mediano. O primeiro é mortífero com uma espingarda Winchester nas mãos. O segundo fuma charuto, veste uma longa capa, movimenta-se com pezinhos de lã e exibe um cabelo comprido à metaleiro.

Kinski, o pistoleiro!

A música é do maestro Ennio Morricone porque foi roubada à força toda, perdão, foi desviada de outros westerns, nomeadamente “I Crudeli” e “Tepepa”.

2 comentários:

  1. Um dos títulos alternativos deste filme é "Ti attende una corda... Ringo". O outro, em inglês, é "A noose is waiting for you... Trinity".
    para não variar, o filme não tem nada a ver com Ringo ou Trinitá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de todo o corta e cola, acho este filme bastante entretido. O primeiro é claramente uma cópia do Shane, mas também não é mau. Ambos sobreviveram ao julgamento do tempo. A double feature da Wild East é uma boa opção para vê-lo.

      Eliminar