9.10.2018

Un colt por 4 cirios (1971 / Realizador: Ignacio F. Iquino)

O espanhol Ignacio F. Iquino sempre foi mais conhecido enquanto produtor e argumentista do que propriamente como cineasta. Este filme, “Un Colt Para 4 Cirios” (título em Espanha), é um dos poucos westerns que assinou como realizador. Consta que existem várias versões do filme, todas elas bem distintas umas das outras (variavam consoante o país onde era exibido). Eu acredito piamente que isso seja verdade porque a versão que eu vi não tem quase nada a ver com a versão que é mencionada no tomo de Marco Giusti. O enredo é muito mal esgalhado, muitas cenas e respetivos diálogos não fazem sentido e quase tudo é muito confuso! Pelo menos consegui perceber que as coisas giram à volta de um xerife que quer descobrir quem são os culpados de um assalto à diligência. Esses assaltantes, depois do golpe, foram às putas. Um deles foge do “bataclan” com a massa mas não vai longe porque os seus parceiros tratam-lhe da saúde. O “boss” do grupo é Oswald, um gordo careca com cara de sapo.

Tu não brinques comigo!!

O xerife anda preocupado com uma bela viúva, que é madrasta de uma rapariga mestiça com pelo na venta. Um irritante cangalheiro / coveiro, mais parvo do que um bando de pegas, aparece de vez em quando, só para chatear. Há cada vez mais confusão à medida que o filme avança! Na parte final temos direito a assistir a um “catfight” entre duas mulheres atraentes e assistimos à tentativa de um tarado usar a “tática do peru” com a rapariga mestiça, isto é, “primeiro embebeda-se e depois come-se”. Mas a única coisa que ele come é umas pazadas no focinho!

Queres levar mais uma chapada?!

A confusão alcança o seu zénite quando, absolutamente do nada, surge um pelotão da Cavalaria a perseguir o vilão cara de sapo! Em suma: o melhor: Robert Woods, a atraente viúva e a bela mestiça. O pior: a tremenda confusão que este filme é!

5 comentários:

  1. O ultimo paragrafo resume bem esse filme: Confuso e se salvam apenas o bom elenco com rostos conhecidos do spaghetti western como Robert Woods, Antonio Molino Rojo, Cris Huerta e claro da beleza espanhola María Martín. O diretor só realizou filmes sexploitations, na maioria ruins de doer e só conheço esse e o terror "Secta siniestra" de 1982. Para quem quer ver um spaghetti de baixo orçamento com Robert Woods eu indico o ótimo El Puro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "El Puro" é sem dúvida um dos melhores westerns com Robert Woods.
      Sobre este "La mia colt ti cerca... 4 ceri ti aspettano" há ainda um pormenor que revela a confusão aquando da montagem do filme: o personagem interpretado por Woods (xerife) durante todo o filme teve sempre um coldre com uma pistola do seu lado esquerdo (bem visível numa das imagens desta resenha). Inexplicavelmente, nos últimos minutos de filme, o xerife surge com um cinturão diferente daquele que tinha, com dois coldres e duas pistolas.

      Eliminar
  2. Parece que o título em Portugal deste filme é "O Xerife Destemido". E em várias versões, o personagem de Robert Woods aparece mencionado com o nome "Garringo".

    ResponderEliminar
  3. Filme menos bom, vá. Muita chapada na tromba, mas só isso.

    ResponderEliminar