3.14.2010

Lo chiamavano Trinità ... (1970 / Realizador: Enzo Barboni)



Sabata, o famoso circus-western de Gianfranco Parolini safou-se bem nas bilheteiras, La collina degli stivali idem e a coisa começou a tomar outras proporções. Enzo Barboni, o talentoso homem responsável pela direcção fotográfica de alguns dos filmes de Sergio Corbucci (Django, I crudeli, etc.), que até já tinha alcançado a realização de um filme (interessante mas não propriamente rentável), conseguia agora convencer uma produtora a lançar o seu grande - e supostamente antigo – projecto. O que lhe permitiria sair definitivamente de detrás das câmaras para assumir os comandos da “locomotiva”. 

Ao que parece Peter Martell e George Eastman, as estrelas dessa sua estreia enquanto realizador - Ciakmull - L'uomo della vendetta - estavam escalados para assumir o protagonismo de “Trinitá, Cowboy Insolente” (mais um brilhante título nacional). No entanto foi a dupla Terence Hill/Bud Spencer, já antes testada com sucesso na trilogia de Giuseppe Colizzi (Dio perdona... Io no!, I quattro dell'Ave Maria , La collina degli stivali), que ficou com os papeis de Trinitá e Bambino, respectivamente.


Este magano já deve umas idas ao banho.

A história do filme gira em torno destes dois delinquentes que a páginas tantas acabam por salvar os indefesos agricultores locais da expropriação levada a cabo pelo corrupto vilão local. Nada de inovador portanto, dezenas de westerns americanos já haviam sido feitos com base neste modelo, mas Barboni renova a fórmula com o seu cunho pessoal. Os seus heróis são no mínimo improváveis: sujos, ladrões e devoradores de feijões! Na verdade, bastante muda com a batuta de Barboni: a violência gratuita e injustificada até agora habitual no género é reduzida a mínimos. No inicio do filme ainda vemos Trinitá e Bambino a despachar uns quantos, mas com o decorrer da acção as armas são despromovidas a simples acessórios e é ao punho e chapada que a patifaria acaba por ser enfrentada. 

O filme foi um sucesso, dentro do universo western-spaghetti registaria mesmo o maior encaixe financeiro do ano, dobrando os valores do segundo filme mais visto, Vamos a matar, compañeros (Corbucci), e deixando a léguas as sequelas das franchisings «Sabata» e «Sartana». A cena em que Terence Hill surge deitado numa esteira puxada pelo seu cavalo tornar-se-ia icónica, e uma sequela seria imediatamente forjada. ...continuavano a chiamarlo Trinità (1971) faria ainda maior furor nos cinemas e com este novo fôlego o spaghetti à italiana mudaria definitivamente de direcção.

O reencontro entre irmãos. Uma dupla que ficaria para a história do cinema. 

Coincidência ou não, um dos maiores videoclubes da minha cidade natal, Portalegre (Alentejo, Portugal), chamava-se «Trinitá», foi lá que aluguei este filme por diversas vezes. Estas, somadas às inúmeras vezes em que o filme foi transmitido na televisão nacional, não me tiraram nunca a vontade de sorrir nas por vezes intermináveis sequências cómicas de pancadaria à Barboni. Mas com o passar dos anos olho agora de maneira diferente para “Trinitá, Cowboy Insolente”, analiticamente falando entendo agora o efeito trágico que a entrada em cena deste tipo de película causou. 

Ainda assim, ao contrário de muitos que têm acusado Enzo Barboni como responsável pela morte do western-spaghetti enquanto género, não consigo responsabiliza-lo pelo mal feito. Afinal de contas, em finais de 60 o género já mostrava uma grande saturação, a velha premissa «homem procura vingança» já havia sido explorada amplamente e o público do género ambicionaria agora alguma invenção. 

Não te estiques que tens os canos apontados ás fuças!

E foi isso que Barboni fez, faça-se-lhe por isso a merecida justiça. Com o modelo instituído no franchising «Trinitá» o cinema italiano ganhou mais um balão de oxigénio, o que inevitavelmente serviria apenas para que esses doidos italianos copiassem agora esta nova fórmula até à sua completa exaustão, e esses sim condenando o spaghetti-western à morte! Gente outrora conhecida pelas suas obras pessimistas e violentas, como Enzo G. Castellari ou Segio Corbucci tinham agora de adaptar o seu cinema a esta nova onda, produzindo películas a roçar a mediocridade, títulos como Tedeum ou Il bianco, il giallo, il nero, que ficaram para a posterioridade como notas negativas nos seus currículos.

“Trinitá, Cowboy Insolente” goza ainda hoje em dia de um estatuto especial sendo relativamente fácil encontrá-lo à venda. Em Portugal o filme gozou de uma edição em formato DVD pela mão da Prisvideo, a única editora nacional que ainda parece interessada em lançar filmes europeus de culto. O DVD goza de uma correcta qualidade de imagem, em widescreen 16:9, com áudio em Inglês e legendas opcionais em Português. Para além do filme, conte-se ainda com alguns extras, de onde se destaca entrevistas como a dupla Hill/Spencer. Ainda hoje em dia uma excelente opção para ver em família!

Nota:

Artigo originalmente publicado em The Spaghetti Western Database como parte integrante do destaque mensal de Março 2010: “Terence Hill & Bud Spencer – Special”. Link directo: http://www.spaghetti-western.net/index.php/Trinit%C3%A1_-_Cowboy_insolente

15 comentários:

  1. Os clássicos de Bud Spencer e Terrence Hill são espectaculares! Trinitá é uma personagem bastante engraçada e o filme, embora ofereça sempre o mesmo da dupla, diverte como sempre!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vi pouca coisa com a dupla, mas considero Terrence Hill um dos atores mais carismáticos do cinema.

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Com tantas parcerias algumas teriam de ser mais fracas, mas os dois filmes da saga Trinitá e "Deus perdoa... eu não" são imprescindíveis.

    Ao Nekas recomendo este último, que é bastante diferente do habitual.

    ResponderEliminar
  4. Os filmes da dupla Hill / Spencer marcaram a minha infãncia e ainda hoje gosto de ver as cenas cómicas de porrada! Este filme teve o mérito de fugir ao habitual dos westerns italianos, o sucesso foi enorme mas os elementos cómicos num western não são do meu agrado! Prefiro a dureza e o realismo. Mas seja como for é sempre bom rever Terence Hill e Bud Spencer a distribuir murros e chapadas nos seus inimigos!

    ResponderEliminar
  5. Uma curiosidade: A edição da Prisvideo em Portugal tem de facto uma imagem nítida mas não no formato certo. Deveria estar no original 2.35:1 mas nota-se que a imagem está um pouco alterada. Um pormenor técnico que quem fez esse trabalho não teve em atenção.

    ResponderEliminar
  6. Pois, é coisa habitual nas edições deles. Parecem sempre ligeiramente cortados nos lados. Mas a imagem é nítida e sem dúvida melhor do que o 4:3, que por exemplo as edições da espanhola Filmax apresentam por regra.

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda não me debrucei sobre essas ramificações cômicas do western spaghetti, caro Pedro. Nem sei ainda o que dizer, embora tenha esse aqui sobre o qual vc falou me esperando na parteleira para ser assistido. Mas ainda tivemos no meado dos anos de 1970 uns esparsos spaghetti "tardios", não é mesmo? Qual a sua opinião, por exemplo, a respeito de Sela de Prata, do Lucio Fulci. Li poucos comentários a respeito, mas todos dando conta de se tratar de um grande filme. É mesmo?

    ResponderEliminar
  8. Viva Fidani!

    Ora aí está um filme que tenho mesmo de rever! Vi-o à muitos anos atrás em formato VHS. Não sei se o posso considerar marcante no género, mas é um bom filme para fazer "ponto final". Há mesmo quem o considere o último spaghetti a sério.

    Outros títulos imprescindíveis desta fase (opinião muito pessoal) são:

    Keoma (1976 / Enzo G. Castellari)
    Mannaja (1977 / Sergio Martino)
    California (1977 / Michele Lupo)

    Quanto à facção cómica, nem todos são obras menores, por exemplo, o "Testa t'ammazzo, croce... sei morto... Mi chiamano Alleluja" [They Call Me Hallelujah], é dos meus filmes favoritos!

    ResponderEliminar
  9. Esse é bala!
    Um dos filmes mais simpáticos do mundo e uma das melhores dobradinhas da história. Sendo de uma sincera e infantil sinceridade, o Trinity deve ser o tipo de "herói" que eu adoraria ser, ehehe.

    ResponderEliminar
  10. Espalhar o caos no faroeste... eu também alinho!

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro:
    Encontrei o blog por um mero acaso, enquanto lia umas coisas sobre La Resa Dei Conti no Spaghetti Western Database.
    Excelente blog. Parabéns. Vou passar a estar atento a novas entradas.
    Dá uma olhadela ao meu, Zona de Culto (http://zonadeculto.blogspot.com), que é um pouco mais ligeiro que este, e faço-o apenas por diversão. Nada de críticas muito longas e cheias de palavreado caro, apenas umas linhas sobre os filmes que vou (re)vendo.
    Tenho andado é algo desligado, mas prometo novas entradas por lá :)
    Abraços;
    Ricardo.

    P.S. Além do ZdC, tenho tb o Fénix (http://fenixwebzine.blogspot.com) para a música.

    ResponderEliminar
  12. Depois de milênios defasado, finalmente (re)vi este divertido filme de Barboni. Aqui no Brasil a dupla Terence Hill e Bud Spencer é inesquecível para minha geração, que se acostumou a vê-los com frequência nas sessões da tarde... falando um pouco sobre o filme, me encantou seu descompromisso com toda a seriedade da maioria dos western spaghetti, e a decisão pela patada aos tiros é muito boa. Além disso, a química Hill-Spencer é daquelas que entram pra história do cinema, pois quando eles estão na tela a coisa sempre melhora! Ah, e outro adendo: sou só eu que achei que o Major é um Clark Gable fajuto?

    ResponderEliminar
  13. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep
    it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back later on. Cheers

    Take a look at my website nova

    ResponderEliminar
  14. This paragraph offers clear idea in favor of the new viewers of
    blogging, that actually how to do blogging.

    Here is my web page; ripped

    ResponderEliminar