2.16.2020

Amico mio, frega tu... che frego io! (1973 / Realizador: Demofilo Fidani)

Primeira e única tentativa do cineasta Demofilo Fidani no western cómico. Primeira e única vez que o ator Ettore Manni é o protagonista de um western de Fidani. Denver, Colorado. A febre do ouro está alta. Anda tudo com os cornos no ar porque todos ambicionam encontrar o filão que os vai enriquecer. Mulieta (Gordon Mitchell) e o seu bando de mal-encarados também entram no jogo. Perla (Simone Blondell) oferece-nos o seu olhar sensual, o seu lindo sorriso e as suas belas pernas (é uma espécie de bailarina da coxa grossa)! Jonathan Dickinson (Ettore Manni) é um trafulha disfarçado de sacerdote que não faz mais nada senão enganar os otários e encher a camisola (à conta dos outros, obviamente). 

Este “sacerdote” lambão viaja montado num burro velho chamado Gordon e tem uma sociedade com Mark Tabor (Bud Randall), também vigarista de primeira. As montanhas estão repletas de garimpeiros. Jonathan Dickinson e Mark Tabor passam dias e dias de pá e pica. A fome e o desespero começam a apertar. O trabalho não está a dar frutos. Até ao dia em que…

Estás encurralado, seu vigarista!

Muita gente diz que Demofilo Fidani é o “Ed Wood dos westerns-spaghetti”. Muitos dizem isso como forma de desprezo. Eu vejo isso como um elogio. Tanto Wood como Fidani são realizadores de culto que ficarão para sempre. São realizadores que fizeram filmes tão maus que até se tornaram bons! E por causa dos filmes de qualidade duvidosa que fizeram, hoje são respeitados e venerados por todos os que amam a série B. 

Biqueirada de meia-noite!

Em sentido contrário, há por aí muitos imbecis que realizam filmes nojentos com orçamentos de milhões, filmes esses capazes de provocar urticária, vómitos e diarreia a qualquer pessoa boa do sentido! Sim, fantoches de Hollywood, estou a falar de vocês, tropa dum cabrão!!



6 comentários:

  1. Ainda não vi este. A versão que tinha encontrado é muito ruim, um VHS hispânico de muita má qualidade, mas parece que há por aí versões decentes. Terei de procurar.

    ResponderEliminar
  2. Eis o link do YouTube de uma versão deste filme no original italiano e com boa qualidade de imagem:

    https://www.youtube.com/watch?v=ETfhUMsVtjg&t=1515s

    ResponderEliminar
  3. E já que neste texto se menciona Ed Wood, eis o link do filme mais famoso do realizador americano (versão a cores):

    https://www.youtube.com/watch?v=fgVPNqimY1A&t=1943s

    O filme de culto PLAN 9 FROM OUTER SPACE (em Portugal ficou sob o título PLANO 9 DO VAMPIRO ZOMBIE).

    ResponderEliminar
  4. O título inicial deste filme era "Posa l'oso... arrivano i nostri...Amico, paga tu che frego io".
    Segundo Marco Giusti, o argumento original ainda está no Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Depois de uma tentativa falhada, com muito fast forward, hoje vi isto de fio a pavio. A comédia é sonsa, mas não é pior do que a concorrência andava a fazer na época. O género estava a definhar.

    ResponderEliminar