23/11/2025

Al oeste de Río Grande (1983 / José María Zabalza) | SpagvemberFest 2025

 

No Oeste americano após a Guerra Civil, a coexistência é sujeita à violência que a guerra gerou entre os contendores. Sem uma autoridade organizada, juízes e carrascos surgem por toda parte. Esta é a premissa para o último western de José María Zabalza, um filme rodado já nos anos oitenta e por isso desconexo do grande filão.

A sinopse vendeu-me a ideia do filme, mas a execução mais parece ser uma brincadeira de índios e cowboys de um par de crianças do primeiro ciclo. Ainda assim, quero acreditar que o Zabalza tinha o coração no sítio certo, atendendo à mensagem pacifista que mesmo na confusão, consegui vislumbrar.

Nesta manta de retalhos, uma mulher viverá um calvário depois do seu marido ficar preso sob uns madeiros. Ao pedir ajuda, nenhuma das pessoas com que se cruza na estrada a auxilia. Todos demasiados ocupados nas suas vidinhas violentas.

O homem que agonia enquanto a maré sobe é nada mais nada menos que Aldo Sanbrell, uma das carantonhas mais reconhecidas da galeria de mauzões do western europeu. Foi penoso vê-lo em tal papel. Envelhecido e sem oportunidade de fazer mais do que gemer durante o filme quase todo.

Talvez tenha sido o pior euro-western que vi na vida e certamente o pior dos 17 que vi até agora nesta maratona de 2025. Todavia o objectivo de dar conta da filmografia western de Zabalza está concluído. Hurra!

Visto via YouTube, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário