20/11/2025

La colt è la mia legge (1965 / Alfonso Brescia)

 

Depois de uns dias de folga, voltei a picar bilhete na maratona Spagvemberfest. E este ano está a render. Mais um filme obscuro riscado da minha watchlist! Este "O Colt é Minha Lei" (título brasileiro) é o primeiro western de Alfonso Brescia, que aqui nos presenteia com uma história muito influenciada pela estrutura do personagem pulp, Zorro.

Dois agentes federais infiltram-se na cidade de San Felipe, onde tentarão descobrir quem está por detrás dos frequentes assaltos ás diligências que passam pela região. Um trabalha para um rancheiro suspeito e o outro ganha a confiança romântica da sobrinha do mesmo.

Como dizia, os tiques da figura Zorro são aqui amplamente usadas numa das personagens, George Benson, interpretado eficazmente pelo madrilenho Ángel del Pozo. Que ora aparece em cena enquanto heróico cavaleiro mascarado, ora cirandando na sua vida quotidiana, escamoteado por detrás de uma persona algo afeminada. 

Não faltam westerns europeus a usar a personagem, seja de uma forma directa (de onde se destaca a versão de Duccio Tessari) ou em variantes mais ou menos equivalentes (O Magnífico Texano, Starblack, etc). Este não deslumbra, mas também não chateia. Acho que só não gostei da economia de cenas acrobáticas, que são um must neste filão. E das correções de velocidade da fita nas perseguições a cavalo. Uma técnica que não envelheceu nada bem.

O controverso canal Grjngo tem sido uma fonte incrivelmente fiável nesta maratona. A versão que me apeteceu no feed tem imagem impecável e dobragem em espanhol. 

Visto via YouTube, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário