Sou um grande defensor de "Black Jack", mas a filmografia western de Gianfranco Baldanello nunca esteve perto de repetir o feito. O austríaco Carl Möhner de quem já tinha gostado em “O Homem da Pistola de Ouro” (também de 1965), repete aqui uma boa presença. Além da sua competência na arte da representação tem o físico adequado. Deveria ter tido mais oportunidades, sobretudo a estrelinha de ser escalado para um filme de um realizador da primeira linha. Mas não aconteceu.
Jeff Benson (Carl Möhner) resgata um jovem de um massacre, juntos cavalgam até Canyon City onde procuram trabalho. Mas a zona está sob o domínio de um bandido chamado “El Diablo”. O xerife Webb não consegue conter essas ilegalidades do bando e Jeff Benson aceita dar uma mãozinha.
O filme é prazeroso e depois do temporal que se abateu aqui na Margem Sul na noite em que o vi, foi mesmo a única coisa quentinha da noite. Gostei especialmente da prestação dos duplos e especialistas. Não são poucas as cenas de acção e por regra são todas eficazes. Mas há ali coisas que me chatearam, o estilo do filme tem muito do western-spaghetti mas não deixa de ser um híbrido e essas influências do western americano dos anos 50 não acrescentam.
A versão que vi foi a espanhola. A imagem está longe de ser primorosa, o que me prejudicou na apreciação da fotografia. Oxalá seja resgatado, para reapreciação.
Visto via YouTube, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário