12.03.2013

Adios Gringo (1965 / Realizador: Giorgio Stegani)

Brent (interpretado pelo Pistolero NazionaleGiuliano Gemma) cavalga pela pradaria quando encontra um velho conhecido, Gill (Nello Pazzafini). Os dois homens trocam umas palavras e um negócio surge: Brent compra a manada de gado de Gill. Brent segue então para Johnston City, onde rapidamente descobre que o gado que acabara de comprar fora roubado a um poderoso homem dessa cidade. O confronto torna-se inevitável e Brent mata o fazendeiro em legitima defesa, mas é forçado a fugir da cidade. Decidido a limpar o seu nome, parte em busca do trapaceiro e seus cúmplices.


“Adeus Gringo” foi o primeiro de uma série de três westerns-spaghetti realizados pelo italiano Giorgio Stegani, mas não foi rigorosamente uma estreia no género para o realizador, que já havia colaborado com o bem-amado Giorgio Ferroni no seminal “Um Dólar Furado”, onde contribuíra activamente no argumento. E talvez devido a essas colaborações anteriores, “Adeus Gringo” sofre de algum efeito de clonagem em relação ao modus operandi que reconhecemos dos westerns de Ferroni. Não será pois de estranhar que até o elenco de ambos os filmes seja largamente comum. 


No outro dia enquanto passeava pelo blogue do Nuno Vieira cruzei-me com as fotografias da cassete portuguesa deste filme, que me lembro de ter alugado também eu em princípios dos noventa. A Filmitalus vendia-o como “um western excepcional”, um sensacionalismo barato que obviamente devo reconhecer ser exagerado. Ainda assim creio tratar-se de um filme bastante aceitável, arriscando num enredo mais complexo e dramático do que a maioria dos westerns lançados nesta fase do género. Algo que também se reflectiu no encaixe do filme nas salas de cinema italianas, superando até os dois filmes da saga Ringo, também protagonizados pelo recentemente finado Gemma. O ano de 1965 foi de facto um ano de viragem na carreira do actor romano, com quatro filmes no top de assistências italianas. Ainda que seja na minha opinião o mais fraco dos quatro.


Mais alguns lobby cards ultra-saturados:




Trailer:




Filme completo:

3 comentários:

  1. Lembro-me bem de também ter alugado a cassete de vídeo e capa dizia claramente "um western excepcional" mas para mim o mais importante era que o protagonista se chamava Giuliano Gemma.
    Curiosamente, na versão em inglês, o homem que vende o gado roubado a Brent Landers chama-se Jack Dawson e não Gill.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !!! A mí me gustan estas cassettes o estos carteles donde la publicidad es tan exagerada, tienen frases muy buenas :).

      Me parece innovador este filme, sobre todo por el trato del personaje femenino, Ida Galli, otrr elemento común con "Un dólar agujereado" :).

      Eliminar
  2. Tenho este filme em dvd, comprei num site tailandês. Ficou mais barato que se fosse comprado numa banca de ciganos.

    ResponderEliminar