9.04.2020

Quanto costa morire (1968 / Realizador: Sergio Merolle)

O western spaghetti é frequentemente achincalhado por ser o género dos “Sergios”. Sergio Leone, Sergio Corbucci e Sergio Sollima, na linha da frente por razões óbvias. Já outros profetas do maldizer apontavam um quarto nome: Sergio Garrone. O tal que diziam que fazia um western por mês. Pimenta na língua desses abutres se ainda por cá andarem, a filmografia do homem tem altos e baixos mas merece ser descoberta. Mas hoje queremos falar-vos de outro Sergio de quem não reza a história, Sergio Merolle. Nunca ouviram falar? Não se admirem, ele só realizou este filme. 

Qualquer semelhança com o Trigero (O Grande Silêncio), não será mera coincidência.

Em vez das habituais vistas áridas de Almeria a acção do filme é ambientada nas montanhas nevadas do Colorado (na verdade a rodagem foi feita nos arredores de Roma). Um cenário anormal no género, usado apenas esporadicamente, mas curiosamente quase sempre com resultados acima da média. Senão lembrem-nos do excelente “O Grande Silêncio” ou do violentíssimo “Condenados a vivir”. E este aqui também não é nada mau, mas já lá vamos. 

John Ireland (esquerda) e Andrea Giordana (direita) em séria reflexão.

Um bando de ladrões de gado toma refúgio numa aldeia encostada às montanhas nevadas. A passagem para o lado de lá está intransponível e o único remédio é aguardar que a tempestade passe. O xerife não gosta da ideia de ter estes malandros nas redondezas, mas dá-lhes algum tempo para que se abriguem e recomponham. No entanto os vaqueiros rapidamente armam confusão e o xerife não está com falinhas mansas e dá-lhes guia de marcha. Um dos meliantes é um velho conhecido do xerife e tenta demovê-lo de um confronto, mas em vez disso o teimoso do xerife convoca a população com intuito de convencê-los a tomar conta da situação. Só que a tomada de posição dá para o torto e o desgraçado é abatido pelo vil Scafie, que faz questão em executá-lo na presença de toda a população. 

O opressor aplica tácticas de terror sobre a população.

Scafie, interpretado pelo badass Bruno Corazzari, é aquilo a que podemos chamar um verdadeiro filho da puta, não muito diferente da personagem de Klaus Kinski em “O Grande Silêncio”. Um dos vários pontos comuns entre ambas as obras. Mas o filme sobrevive enquanto obra distinta, como veremos de seguida. Após esta situação trágica, a aldeia é escravizada pelo bando. Terão de construir currais para o gado roubado pela vilanagem e até satisfazer os seus desejos mais primitivos, se é que me faço entender. É então que o jovem Tony (Andrea Giordana) resolve escapulir-se para as montanhas. Atacando estrategicamente diversos elementos do bando. A ele junta-se o velho Dan El (John Ireland), que deixou de ter paciência para aturar as merdas do Scafie. 

Lamentavelmente não é possível disfrutar da fotografia do filme no seu formato original.

A partir desse momento o filme começa a tomar contornos mais interessantes, únicos se quiserem. Os dois vão iniciar uma espécie de movimento de resistência civil, expulsando eventualmente o opressor. Se isto vos soa mais a sinopse de filme de guerra que a western, então estão a entender a metáfora do filme. Vejamos, como é sabido a Itália foi durante a segunda guerra mundial incluída no Eixo Nazi. Os alemães tomaram conta do pedaço com a conivência de Mussolini e não faltaram episódios de italianos contra italianos. Sergio Merolle parece ter arranjado forma de mostrar esses movimentos partisans no seu western. Chapeau! 

Uma vida por um misero pedaço de pão.

Em suma um filme ambicioso com ambiente pesado, frequentemente negrume e com um enquadramento dramático bastante aceitável. Não é totalmente original, acredito piamente que Merolle se tenha influenciado em “Homens de Gelo” (clássico de André de Toth, lançado em 1959), mas a mescla com este enquadramento histórico é de mestre. Então, mas porque não vingou? É difícil responder a essa questão passados mais de 40 anos, pior não existindo muito sururu à volta dele. O elenco está muito bem, a música de Massi é soberba e perfeitamente enquadrada na acção do filme, na verdade só a fotografia das cenas interiores me pareceu demasiado amadora. O filme é um “must see” do género, mas como dizia lá atrás o senhor Sergio Merolle, não voltou a tentar a sorte na realização. Uma pena!

6 comentários:

  1. Vi este filme na semana passada. Foi um boa surpresa, achei bastante interessante, gostei do ambiente gelado e das paisagens montanhosas cheias de neve. O vilão é, sem dúvida, inspirado em Tigrero (Klaus Kinski).
    A frase de lançamento deste filme foi: "Deu valor à vida porque somente naqueles instantes percebeu... quanto custa morrer!".

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos realizadores chamados "Sergio", há ainda um outro que não foi aqui mencionado. Trata-se de Sergio Pastore, que realizou um western intitulado "Crisantemi per un branco di carogne", e é daqueles filmes que ninguém sabe onde anda e que (quase) ninguém nunca viu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal do podcast Once upon a time... falaram desta onda de Sergios. Alguns não conhecia de lado nenhum. Eu não acompanhei o directo mas hei-de ouvir/ver durante a semana. O link: https://www.youtube.com/watch?v=YponOOnIhng

      Eliminar
  3. O filme está disponível no YouTube em pelo menos uma versão. Aqui o link, áudio italiano: https://youtu.be/6Z3XIhfAl8s

    ResponderEliminar
  4. Descobri esse spaghetti e para mim também foi uma grata surpresa.Grandes interpretações de John Ireland e Andrea Giordana. Grande filme. Excelente. Sobre a discussão dos "Sergios" o que eu posso dozer é que todos fizeram coisas boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias vi um outro western-spaghetti ambientado em uma localidade rodeada por montanhas nevadas que também recomendaria. O filme chama-se "El mas fabuloso golpe del far west". Já tinha lido muito sobre ele, mas a ideia de ver uma VHSrip não me animou. Há dias encontrei uma TVrip da televisão espanhola e vi finalmente. Bom filme. Anota aí.

      Eliminar