7.25.2020

Un dollaro bucato (1965 / Realizador: Giorgio Ferroni)

Tribunal de Appomattox, 9 de abril de 1865. O general Robert E. Lee rendeu-se ao general Ulysses S. Grant. Ao fim de quatro anos de conflito, a Guerra Civil Americana terminou. As fardas azuis venceram. Os uniformes cinzentos saborearam uma amarga derrota. Agora, todos fazem parte da União (pelo menos em teoria). Mas a Confederação não perdeu apenas a guerra. Perdeu o seu modo de vida, perdeu a sua riqueza, perdeu as suas infraestruturas, perdeu a sua mão-de-obra, perdeu o seu orgulho!

Estas pistolas não prestam para nada!

O capitão Gary O’Hara (o grande Giuliano Gemma) e o tenente Phillip O’Hara (o versátil Nazzareno “Neno” Zamperla) podem regressar a casa. Gary vai ter com a sua patroa (Evelyn Stewart) e Phil prefere ir para a cidade de Yellowstone em busca de trabalho e de uma nova vida.

Isto sim, é uma pistola em condições!

Meses mais tarde, Gary também vai para Yellowstone. Necessitado de emprego (e de cheta), depressa é contratado por um gajo todo pinoca chamado McCory (Peter Cross). O trabalho parece simples: limpar o sarampo ao rufião da cidade, um tal de Blackie. Será que Gary O’Hara está à altura do desafio? Uma coisa é certa: vai dar arraia… e da grossa!

O'Hara ouve as instruções de McCory.

Ao fim de 95 minutos de tiroteio, porrada, traições, voltas e reviravoltas, o enigma do dólar de prata furado e do revólver de cano serrado será desvendado numa magnífica cena noturna entre protagonista e vilão!

Luz e sombra!

Em dezembro de 2016, a editora norte-americana Wild East teve um rasgo de génio e lançou em DVD este filme sob o título “Blood for a Silver Dollar” juntamente com “Adios Gringo”, numa “double feature” de grande qualidade dedicada por inteiro ao nosso amigo Gemma. Para encerrar o tema, eis uma frase que faço questão de escrever em maiúsculas porque ainda pode haver por aí alguns vesgos que não enxergam um boi à frente do nariz: 
GIULIANO GEMMA, SOIS O MAIOR!!

12 comentários:

  1. Por acaso não tenho essa edição mas tenho ambos os filmes noutras versões. Este aqui tenho via edição Argentina da DSX, saiu uns anos anos, 2009, e na época era a melhor versão disponível no mercado. Actualmente há várias opções e não sei qual será a melhor versão mas creio que há um blu-ray Alemão, potencialmente superior.

    Dizer o quê do filme?! É um dos meus favoritos, não pela espectacularidade da acção, música ou da fotografia (apesar de ter bons momentos, como esse que falas da ponta final). Neste caso é como aquelas sopas alentejanas feitas com restos do que há. Comes e ficas bem satisfeito.

    Além disso tive a sorte de o ver uma vez no CPT Caiense, numa daquelas sessões de cinema ambulante. Fiquei marcado. A partir desse dia o Giuliano Gemma já era o meu ídolo, coisa que não mudou até hoje. E que obra ele tem, só neste ano de 1965 saíram um punhado de filmes, todos de qualidade. RIP

    ResponderEliminar
  2. Junto-me ao clube de fãs do grande Giuliano Gemma. Também é um dos meus preferidos, enfim, um daqueles preferidos que ficam sempre fora das listas de melhores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os westerns protagonizados por ele são quase todos acarinhados pelos fãs do género mas por infortúnio dele, não fez nenhum sob a batuta dos três realizadores de referência e acho que isso é a razão principal para ficar meio esquecido na hora de listar os "melhores" do género. Como ainda há pouco respondia ali ao comparsa que comentava a injustiça de Sabata ficar sempre de fora das listas, temos de relativizar as listas de um modo geral.

      Eliminar
    2. É verdade, mas está num dos melhores filmes do género que é "Gigantes em duelo - I Giorni dell'ira" de Tonino Valerii. Teve o azar de trabalhar num dos westerns menos de queridos de Sergio Corbucci com um elenco de luxo (Eli Walach e Tomas milian): "Il bianco, il giallo, il nero". Gemma era, sem dúvida o mais popular de todos entre a rapaziada, e não só, da altura.

      Eliminar
    3. Por acaso nem me recordava desse filme, recalquei, não gosto nem um bocadinho. Afinal ainda trabalhou com um dos três. O Tonino Valerii está para mim no mesmo patamar e outros dirão o mesmo do Duccio, mas a generalidade do pessoal não-lhes dá tanto crédito. O Gigantes em Duelo, por exemplo, é filme que normalmente é super acarinhado por nós, espanhóis, brasileiros, mas não tanto pelo pessoal lá do norte europeu.

      Eliminar
  3. Este filme é um dos grandes marcos da carreira de Giuliano Gemma. O ano de 1965 foi um ano de glória para o ator italiano. Só nesse ano, Gemma protagonizou 4 westerns e todos eles foram enormes sucessos de bilheteira. O único western que ultrapassou o sucesso de Giuliano Gemma em 1965 foi "Por Mais Alguns Dólares", de Sergio Leone.
    Giuliano Gemma fez um total de 17 westerns na sua carreira.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi o filme em questão, mas apesar de não ser particular fã de Gemma, aprecio bastante o seu trabalho pois é absolutamente incontornável.
    O meu preferido é o "suspeito do costume", Gigantes em Duelo. Mais uma obra a localizar e visionar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      Esse para mim é de outro gabarito, sem dúvida um top 10. Aliás ele está muito bem colocado na nossa última revisão do top do género, em que votaram dezena e picos.

      Há vários filmes dele que são incontornáveis, o Sela de Prata, o Califórnia, o Preço do Poder. Mas a fase 1965 e imediatamente a seguir também é porreira. Mais básica mas porreira.

      Eliminar
  5. Eu gostei bastante do filme. O enredo é interessante. Acho que está na altura de rever!

    ResponderEliminar