08/04/2020

5 westerns-spaghetti para ajudar a superar a quarentena - Vol.2

A COVID-19 continua lá fora e a nós exige-se que sejamos responsáveis e fiquemos em casa. Assim, voltamos à carga com mais uma dose de westerns-spaghetti que vos aconselhamos para ajudar a passar o tempo nesta Páscoa de quarentena. E longe vão os tempos que para vermos estas pérolas tínhamos de recorrer a DVDs manhosos ou transferências de VHS gastas até ao tutano, hoje pelo contrário encontramos cada uma destas sugestões com qualidade cristalina. Procurem-nos nas lojas virtuais, ou alternativas para o povão. E já sabem, fiquem em casa!

1. Non aspettare Django, spara (1967 / Edoardo Mulargia)

O pai de Django Foster é agredido e morto por um vilão chamado Navarro. Logo depois, Navarro é enganado por seu próprio filho, que foge para uma cidade fronteiriça com dinheiro. Quando Navarro chega, o seu filho está morto e o dinheiro desapareceu. Agradável sotto-Django com direcção eficaz de Edoardo Mulargia.
[resenha aqui]

2. L'ultimo killer (1967 / Giuseppe Vari)

Os pais de Ramon são mortos por homens do ricaço John Barrett. Ao tentar vingar-se, Ramon é ferido. Rezza, um velho assassino, irá tomar conta dele tornando-se no seu implacável tutor. Um filme de baixo orçamento com elenco impecável com o gigante George Eastman (Cani arrabbiati) e Dragomir Bojanic-Gidra.
[resenha aqui]

3. Ammazzali tutti e torna solo (1968 / Enzo G. Castellari)

Clyde, um oficial do exército confederado, recebe ordens para apreender um depósito de ouro escondido num forte do exército do norte. Para consegui-lo contará com uma trupe de nada confiável. Provavelmente será o western mais bombástico de  Enzo Castellari, que imita descaradamente "Doze Indomáveis Patifes", mas o grande destaque é a presença de Chuck Connors no papel principal.
[resenha aqui]

4. Shalako (1968 / Edward Dmytryk)

Em 1880, no Novo México, um cowboy chamado Shalako trabalha como guia de um grupo de aristocratas europeus, que transitam em áreas desertas dominadas por índios. Este não é um spaghetti-western em toda a linha, a produção é do Reino Unido e o argumento não se enquadra no género, mas foi rodado em Almeria e merece uma olhada, nem que seja pela oportunidade de ver o Bond original num western!

5. Un fiume di dollari (1966 / Carlo Lizzani)

Ken e Jerry são dois bandidos que fogem para a fronteira mexicana depois de rapinar uma avultada soma ao governo americano. A cavalaria alcança-os mas Ken consegue fugir com o dinheiro. Após cinco anos de prisão, Jerry sai pronto para se vingar do seu ex-colega. Não é o melhor western-spaghetti do mundo, mas é o único em que podemos ver o grande Henry Silva (Nico - À Margem da Lei )!

8 comentários:

  1. Obrigado. Vou tentar manter esta rubrica durante as semanas de quarentena, que espero que sejam poucas, mas duvido. Serão quase sempre com filmes menos conhecidos, porque os Sérgios da moda já toda a gente conhece. Muita saúde para ti e família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Pedro. O espírito é este mesmo, dar a conhecer os menos conhecidos, aqueles que a inteligência cinematográfica finge que não existem. Muita saúde para ti e família. Abraço

      Eliminar
  2. Henry Silva, para mim, será sempre o tipo que faz sempre papel de bandido e de traficante de droga.
    Acho que a primeira vez que vi um filme dele não foi "Nico - À Margem da Lei" mas sim no filme "Código de Silêncio", com o grande Chuck Norris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, mas eu acho que prefiro o "Nico" porque têm um elenco de "sonho", Steven Seagal, Henry Silva e Pam Grier. Mas ele fez uma catrafada de policiais em Itália. Há um do Fernando di Leo que é muito bom, o "Il boss". Este: https://www.imdb.com/title/tt0069818/

      Eliminar
  3. Adorei o Henry Silva em "Sharky's Machine" (Brigada Anti-Crime em Portugal) realizado e protagonizado pelo grande Buet Reynolds. Henry Silva faz de um assassino drogado e completamente pirado, um mim. Já agora, este filme é muito subestimado, se ainda não viram, vejam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi mas tenho-o aqui em stock. No outro dia vi sim o "Malone", também com o Burt Raynolds e posso dizer que gostei para cacete. Fiquei até com vontade de dar uma revisão nos filmes dele.

      Eliminar
    2. Pedro, também gosto de "Malone", mas na minha opinião, "Sharky's" é superior. O elenco é magnífico, a banda sonora é de se tirar o chapéu. O filme é um film noir contemporâneo e foi muito subestimado na época porque a carreira de Reynolds estava a declinar com alguns problemas pessoais pelo meio. mas este filme é um mimo.

      Eliminar