29/03/2020

5 westerns-spaghetti para ajudar a superar a quarentena - Vol.1

Numa altura em que a quarentena exigida para contenção do vírus COVID-19, nos empurra para dentro das quatro paredes, começa a sobrar tempo para outras coisas. Porque não queremos que o usem para pensar em negatividade, recomendamos um punhado de westerns-spaghetti para verem no conforto do sofá. Todos eles disponíveis nos super-mercados virtuais do povo. Fiquem em casa!

1. Lo voglio morto (1968 / Paolo Bianchini)

Durante a Guerra Civil Americana, dois homens violam e matam a irmã de Clayton. A busca de vingança de Clayton convergirá com os destinos da guerra, assassinando dois generais que se reúnem para discutir termos de paz. Um excelente exemplar de western-spaghetti de baixo orçamento versus alto rendimento.
[resenha aqui]

2. I Crudeli (1967 / Sergio Corbucci)


No pós-Guerra Civil, um coronel confederado recusa-se a aceitar a derrota do Sul e tenta formar um exército para relançar o sul. Com a ajuda dos seus filhos, ele rouba um grande baú, que tentam escoltar escondido no caixão de um oficial que (supostamente) tencionam levar de volta ao sul. Um filme injustamente desconhecido de muita gente.


3. Il pistolero dell'Ave Maria (1969 / Ferdinando Baldi)

Revisão em ambiente western da lenda grega de Orestes, que vinga o assassinato de seu pai com a ajuda de seu amigo e ex-mentor Pylades e a sua irmã Electra. O fascínio dos realizadores italianos pela literatura grega não é um segredo mas este filme ainda é bastante negligenciado, uma pena por ser um dos mais ambiciosos.

4. Starblack (1966 / Giovanni Grimaldi)

Johnny Blith regressa a casa depois de vários anos em trabalho num rancho do Colorado, onde descobre que o seu pai morreu no decorrer de circunstâncias especiais. É o mote para mais um filme com um vigilante mascarado, tudo ao melhor estilo de Zorro. Simplório em momentos, não deixa de ser um garante de diversão.

5. Il mio nome è Shangai Joe (1973 / Mario Caiano)

Shanghai Joe vai para o oeste em busca de melhor vida. Ao chegar é constantemente confrontado com gringos racistas e inevitavelmente a coisa acaba à pancada. Mas quando Shanghai Joe ajuda alguns peões mexicanos a salvar-se da escravidão, os problemas avolumam-se. Provavelmente será o mais reconhecido dos crossovers western/artes marciais. Divertido se não se levar demasiado a sério.
[resenha aqui]

8 comentários:

  1. A maior parte destes filmes senão todos está no serviço da Amazon. E na pirataria, claro.

    ResponderEliminar
  2. Deste lote de 5 filmes, o único que não me lembro de nada é o "Starblack". Terei de o rever nos próximos dias.

    Emanuel Neto

    ResponderEliminar
  3. Está versão nova é muito melhor que aquela que te tinha passado à uns anos atrás. Vou ver se te consigo enviar.

    ResponderEliminar
  4. Ora cá está. Encontrei um link para esta versão cristalina bluray do Starblack:

    https://nitroflare.com/view/D242AB07CCF4E95/Johnny.Colt.DUBBED.1966.720p.BluRay.x264-GUACAMOLE.mkv

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito agradecido! Acho que essa versão é do DVD / BluRay alemão.

      Emanuel Neto

      Eliminar
    2. Sim, é essa, muito boa. Falaram recentemente dela aqui:
      https://plaza.rakuten.co.jp/alleluja/diary/202003130000/

      Eliminar
  5. Uma nota. Não estando a fazer apologia da pirataria, mas saibam que a maior parte destes filmes podem ser encontrados nos blogues Rarelust e My duck is dead. Os links estão no nosso blogroll.

    ResponderEliminar