4.16.2012

Condenados a vivir (1971 / Realizador: Joaquín Luis Romero Marchent)

Classifico este filme com uma só palavra: brutalidade! É brutalidade em 90 minutos de filme. Começa, continua e termina com situações de brutalidade extrema. O realizador Marchent conseguiu fazer um retrato gélido de um mundo cruel, inóspito e violento. 

O sargento Brown, acompanhado pela sua filha, lidera uma escolta de prisioneiros para uma penitenciária. A viagem tem forçosamente de passar pelas perigosas montanhas geladas da região. O grupo sofre uma emboscada, alguns guardas morrem e os agressores fogem. Mas agora já não têm carroça nem cavalos, o que dá início a uma longa e penosa marcha pela neve. Os sete detidos estão acorrentados uns aos outros e não têm hipótese de escapar. O sargento Brown sabe que um desses homens é o responsável pelo homicídio da sua mulher mas não sabe qual.  


Ao longo da viagem, essa corja de jagunços, cada um mais bruto que o outro, vai revelar comportamentos primitivos animalescos com o intuito de sobreviver e ao mesmo tempo garantir a liberdade. Mas um facto importante vai alterar muitas coisas: as pesadas correntes que carregam são feitas de ouro! O dilema agora é: abandonam as correntes e garantem a salvação ou ficam com o ouro mas arriscam-se a morrer no intenso nevão!  

Este filme tem um estilo muito diferente da maioria dos westerns europeus. Além das bonitas paisagens geladas há também muito gore, tripas, homicídios, sadismo, ódio e violações. Todo o filme transmite desespero, pessimismo, frio e basta olhar para os intervenientes para termos a sensação de sujidade e desprezo por autênticos animais irracionais que ao mínimo deslize atacam como lobos esfomeados!


Muitas vezes rotulado de “o western europeu mais violento de sempre”, conclui-se que não há meio-termo neste filme… é tudo à bruta!

11 comentários:

  1. Olha que coincidencia!acabei de rever o filme agora a pouco,e quando abro o blog me deparo com uma resenha sobre ele!E realmente,Emanuel,se formos resurmir o filme em uma unica frase seria essa mesmo:brutalidade.Chocante do inicio ao fim.Talvez seja o spaghetti western mais violento já feito,ele faz Django Vem Para Matar se parecer com um spaghetii normal estilo Giulianno Gemma.

    ResponderEliminar
  2. Os índices extremos de violência e sadismo são o que mais se destacam neste filme. Provavelmente se não fosse assim este filme seria perfeitamente banal.

    ResponderEliminar
  3. Como diria o Adolfo Luxuria Canibal: É uma selvajaria!

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  4. Película fascinante en la que se mezclan estupendamente distintos géneros: western, aventuras, fantástico, terror; y en la que, como ya había hecho en "Antes llega la muerte", Romero Marchent saca un grandísimo partido al paisaje que se convierte en un elemento dramático más.

    ResponderEliminar
  5. Nossa! Mais louco e violento que o filme do Fulci?! Tenho que ver, logo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que OS QUATRO DO APOCALIPSE é mais freak que este CONDENADOS A VIVER.

      --
      Pedro Pereira

      http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
      http://auto-cadaver.posterous.com

      Eliminar
  6. OS QUATRO DO APOCALIPSE é mais doidão,quase psicodélico,mas esse é mais violento.Sem duvida nenhuma.E não é para todos os estomagos.Uma mistura de Terror-Gore-exploitation-western ultravioleto.Tem cenas fortes demais.Aquela em que o sargento é queimado vivo é até desnecessária.

    Eu tinha atá uma dúvida que os amigos que estão á frente do blog talvez pudecem ajudar,mas para evitar spoilers,e pode estragar a surpresa.E esse filme tem muitas surpresas e reviravoltas.

    ResponderEliminar
  7. Na minha lista de westerns que tendem ao bizarro,esse ocupa a primeiro posição.

    1- CONDENADOS A VIVER
    2- 4 DO APOCALIPSE
    3- DJANGO KILL,IF YOU LIVE SHOOT!
    4- E DEUS DISSE A CAIN..
    5- DJANGO O BASTARDO
    6- MATA-LO!
    7- VINGANÇA ASSASSINA
    8- PECOS VEM PARA MATAR
    9- EL PURO

    E tem muitos outros nessa linha que ainda tenho que ver.Não foram poucos os weird westerns feitos na europa no final dos 60 para os 70.Pena que são muito dificeis de conseguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não conheço esse VINGANÇA ASSASSINA. Valeu a dica.

      --
      Pedro Pereira

      http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
      http://auto-cadaver.posterous.com

      Eliminar
  8. Concordo com os 3 primeiros filmes da lista do Flávio. São westerns muito violentos e fora do comum. E DIO DISSE A CAINO e DJANGO IL BASTARDO têm a sua dose de violência mas são mais da vertente gótica e sobrenatural.

    ResponderEliminar
  9. Uma curiosidade. Falou-se na hipótese de se fazer um remake deste filme, salvo erro Harvey Keitel estaria no projecto. Mas não deve ter dado em nada.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar