Os irmãos De Angelis são provavelmente a dupla de músicos / compositores mais prolífica de Itália. A sua carreira abrange trabalhos não apenas no cinema mas também na televisão e até em séries de animação!
Acho que um dos seus grandes trunfos é a capacidade de adaptar perfeitamente os seus registos ao produto a que se destina. Se queremos sonoridades lúdicas ou infantis, eles conseguem! Se queremos partituras musicais mais sóbrias, eles também conseguem! Se queremos a mescla destes dois registos, a banda sonora de “Zorro” alcança facilmente o objetivo!
Como é típico nos filmes do justiceiro mascarado, tem de haver um ambiente hispânico e a música deve traduzir isso mesmo. De Angelis usam fundamentalmente o virtuosismo das guitarras espanholas, adicionando-lhe teclados e, para os momentos mais lúdicos, flautas. “Zorro” varia entre faixas que sugerem alegria, brincadeira e regozijo, faixas que demonstram grande dinamismo e virtuosismo, e faixas mais melódicas a apelar ao drama ou até mesmo ao romance.
Embora a maioria seja instrumental, três músicas são cantadas por Oliver Onions (pseudónimo usado pelos compositores). Em suma, estamos perante um belo trabalho musical que enriqueceu este filme de Duccio Tessari e que mais uma vez veio demonstrar a capacidade desta dupla de brilhar em qualquer registo!
Falta de versatilidade não lhes apontarão com certeza. Eu pessoalmente sou mais virado para o trabalho que fizeram no KEOMA, este aqui é mais "light".
ResponderEliminar--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com
http://filmesdemerda.tumblr.com
Devo acrescentar que os maninhos De Angelis tiveram um papel preponderante em muitos filmes da dupla Terence Hill e Bud Spencer nos anos 70 e 80.
ResponderEliminarAlém disso, também foram eles os compositores da música dos muito célebre desenho animado dos anos 80 D'ARTACÃO.
Guido e Maurizio de Angelis são dois músicos geniais. Exclusivamente no Espaghetti Western deixaram trabalhos memoráveis. Os Duetos de voz se encaixavam perfeitamente nos filmes. Gosto muito desta Soundtrak e "Os Quatro do Apocalipse" também. Neste em especial um triller de suspense e melancólico com Fabio Testi deixou fortes lembranças através da música.
ResponderEliminarEm Zorro a música caminha junto com a ação em grandes varições harmoniosas diferentemente em suas várias situações.
Grande Banda Sonora
Parabéns pelo belo Post amigos
Não fazia ideia que a música do D'Artacão fosse deles. É excelente, faz parte do meu imaginário juvenil!
ResponderEliminarOutra trilha fora do western-spaghetti que muitos reconhecerão facilmente é a de Sandokan. Lembrei-me porque O TIGRE DE MOMPRACEM está neste momento a ser transmitido num canal da tv por cabo.
--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com
http://filmesdemerda.tumblr.com
Contudo, a música de OS QUATRO DO APOCALIPSE é da autoria do trio Bixio, Frizzi e Tempera.
ResponderEliminarNão me recordo dessa trilha. Do filme sim, vi-o uma vez e achei-o tão bizarro que nunca mais arrisquei em voltar a pegar nesse DVD...
ResponderEliminar--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com
http://filmesdemerda.tumblr.com
Esta faixa 12 é fantástica.
ResponderEliminarIníciando com "Cravo" um instrumento exótico pouco lembrado hoje e finalizando com violão acústico.
A criatividade dessa dupla era ilimitada
Muito bom.