1.02.2018

Jesse & Lester - Due fratelli in un posto chiamato Trinità (1972 / Realizador: Renzo Genta & Richard Harrison)

Ora vamos lá começar 2018 com uma coboiada divertida. Já estão de pé atrás? É normal, já todos sabemos que este filão foi muito maltratado nos anos setenta, mas animem-se que este “Dois Irmãos Num Lugar Chamado Trinitá” supera facilmente a média da época. A trama desenvolve-se em redor de dois irmãos há muito separados, Jesse e Lester. Eles que se voltam a encontrar com o objectivo de reclamarem uma herança num lugarejo chamado Trinitá. Sim, é mais uma sacanagem feita ao signore Enzo Barboni, mas quem pode apontar o dedo no país da bota, afinal roubar à cara podre foi o que fez florescer o género.


Richard Harrison gaba-se do filme, e não é de admirar o porquê, afinal o homem além de envergar o papel principal, escreveu, produziu e ainda realizou. Renzo Genta também é creditado, mas participado apenas nos primeiros dias das filmagens, sendo depois dispensado devido a diferenças artísticas. Harrison assumiu as rédeas embora não tivesse assinado com o seu nome, assinaria antes como James London em homenagem ao seu ídolo Jack London, modas da época.

Que pontaria do caneco. Vai tudo a eito, irmãozinho incluído. 

Lester (Donald O'Brien) vasculha o velho oeste em busca do irmão Jesse (Richard Harrison). Como pessoa integra que é, quer dividir a herança. Com o dinheiro da dita tenciona construir uma igreja, mas o desapontamento abater-se-á sobre ele ao ver que o irmão só quer o dinheiro para iniciar um bordel, o melhor do Oeste diga-se! Porrada de criar bicho, tachada na tromba, tiroteios ocasionais e situações mais ou menos hilariantes garante viagem segura ao espectador menos exigente. Os outros, já sabem voltem para a secção dos blockbusters, que isto não é fruta para os vossos dentes.

Parece que alguém abusou na medicina.

Apesar de ser uma produção modesta, o elenco é bastante decente. Richard Harrison está seguríssimo num papel cómico, algo que por exemplo nunca correu de feição ao carrancudíssimo Anthony Steffen. Mas a cereja no bolo é Donald O'Brien, que é uma verdadeira caricatura, sacada de um qualquer fumetti. Até ver o papel mais forte que lhe vi fazer. Mas há muitas mais caras conhecidas por aqui: George Wang, Federico Boido, Luciano Rossi, etc.

Que grande figura!

“Dois Irmãos Num Lugar Chamado Trinitá” sobreviveu à erosão dos tempos e apareceu recentemente em formato digital, pela mão da editora alemã Koch Media mas se o soldo vos falta, procurem no Videoclube do Sr. Joaquim que tudo tem e nada nega!

7 comentários:

  1. O efeito "Trinitá" era bem mais que evidente naqueles anos do cinema italiano. Faziam-se muitos westerns cómicos protagonizados por dois irmãos / parceiros mas obviamente os resultados eram, quase sempre, muito maus!
    A sacanagem feita a Barboni aqui mencionada não é nada de novo porque a mesma sacanagem foi feita também a Leone, Corbucci, Tessari e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sacanagem faz parte da receita italiana. Mas este filme é bastante aceitável, ao contrário da maioria desses westerns cómicos dos setentas.

      Em 1972 Harrison participou em mais um western com Trinitá no titulo, o resultado é bem pior. Será a minha resenha para Fevereiro.

      Eliminar
  2. Sim, foi essa a evolução da carreira de Richard Harrison: do "peplum" passou para os westerns-spaghetti violentos, depois westerns cómicos até que chegou ao cinema de Kung-Fu / ninjas e finalmente ao erótico / softcore do célebre Joe D'Amato.

    ResponderEliminar
  3. Este é um dos spaghetti comico que mais gosto! Richard Harrinson e donald o brien estão ótimos e hilários em seus respectivos papéis. O primeiro é maladro o segundo religioso.
    https://dosussurroaogrito.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês já viram o horrendo La Lunga Cavalcata della Vendetta ? Também com o Richard Harrinson e o que chega a ser comico mesmo no filme é que é tão ruim que causa gargalhadas e o Harrison está exageradamente canastrão.

      Eliminar
    2. Esse ainda não vi mas não faço questão de ver. Normalmente os westerns cómicos é algo que me irrita e por isso evito-os.

      Eliminar