2011/03/15

Bandas sonoras | "Tex e il signore degli abissi" de Gianni Ferrio

Sendo leitor assíduo e fã de TEX há muitos anos, fiquei pasmado quando vi pela primeira vez a adaptação ao cinema deste personagem da banda desenhada. Hoje, após tantos anos, ainda sinto a mesma magia cada vez que revejo o filme realizado por Duccio Tessari e interpretado pelo grande Giuliano Gemma! Contudo, se visualmente o filme era muito fiel aos livros, a música, à partida, era uma incógnita para mim. Pelos vistos, o compositor italiano Gianni Ferrio não acusou o peso da responsabilidade e presenteou-nos com uma partitura musical fabulosa!

Ao longo de 53 minutos, subdivididos em 23 faixas, temos registos para todos os gostos e que encaixam perfeitamente nas cenas. Com uma introdução melódica e leve, depressa chegamos a momentos que sugerem ao ouvinte acção, batalhas e tiroteios. Outros transportam-nos para lugares obscuros fantasmagóricos, acentuando ainda mais o elemento sobrenatural do filme. Os ritmos das tribos índias também marcam presença, com recurso a instrumentos de percussão e de sopro.

Resumindo e concluindo, estamos perante uma banda sonora de grande valor, da mesma forma que “Tex, o Pistoleiro” é um filme essencial para os fãs do ranger. Veredicto final de um humilde “Texiano”: Excelente música de um excelente filme! Se algum fanático de TEX não gostar destas 23 músicas só posso concluir uma de duas coisas: Ou está sob o efeito de substâncias manhosas ou é fraco do sentido!


3 comentários:

  1. Pois é, não é fácil imaginar a banda sonora para uma coisa que se associa somente a uma banda desenhada. Por acaso ainda não tinha ouvido esta de fio a pavio, mas parece-me bastante eficiente. O Sr. Gianni Ferrio parece cumprir em todas.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderEliminar
  2. É uma banda sonora de qualidade, embora tenha características diferentes de outros compositores (Ennio Morricone, Bruno Nicolai, Luis Enriquez Bacalov, Marcello Giombini, etc).
    Mas o filme já foi produzido em meados dos anos 80 e talvez por isso a sonoridade tenha sido outra.

    ResponderEliminar
  3. Amigos, gracias por hablar de Tex y de su banda sonora. Gianni Ferrio es un gran compositor de música western, al menos para mí. Me gusta mucho la de "Vivos o preferiblemente muertos", y ha trabajado más veces para los films de Tessari. Me gusta mucho que valoréis este film, que no tuvo mucho éxito y del que Giuliano no está muy contento por los pocos medios económicos con los que contó. Podría haber salido mejor. Mw gustaría algún día leer también alguna historia. Saludos compañeros!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails