Contra todas as expectativas este espaço atingiu o seu décimo primeiro aniversário, sim leram bem. Foram onze anos em que desafiando a razão e por pura teimosia apostámos em dedicar um espaço na blogosfera a filmes esquecidos, alguns deles completamente vagabundos e à excepção daqueles realizados por Sergio Leone, sempre mal tratados pelos cinéfilos mais iluminados da nossa praça. Mas fazemo-lo por gosto e daí ainda cá estarmos passado tanto tempo.
Nem sempre foi fácil, admita-se. No ano passado por motivos pessoais e profissionais não foi possível manter a cadência habitual de publicações. Mas porque isto é uma equipa e não um “one man show” ficámos à tona graças ao empenho do meu camarada de armas e amigo desde os tempos de liceu, Emanuel Neto. Ele sim, sempre certinho na publicação de material com o humor que o caracteriza.
Pelo meio do caminho tivemos a chegada da pandemia Covid-19 e com ela a imposição de passarmos todos mais tempo em casa. Já diz o povo, há males que vêm por bem, com isso foi também possível aliviar algum do stress profissional e pessoal. Com esta disponibilidade extraordinária, aproveitámos para dar uma lavadela à cara do blogue e simultaneamente rever alguns artigos que há muito tinham perdido a ligação para as imagens ilustrativas originais. Interessa dizer que a resolução deste problema foi uma critica que recebemos diversas vezes na nossa caixa de mensagens e que como bons ouvintes, tentámos resolver.
Durante estes anos de vida do blogue vimos blogues irmãos começar e definhar, muitos deles migraram para outros formatos, Facebook sobretudo. Casmurramente decidimos há muito que o espaço se manteria na blogosfera ou em mais lado nenhum. E assim pretendemos continuar por muitos mais anos porque ainda temos centos de filmes para falar. Assim haja forças para dar conta do recado.
E para vos oferecer como prenda de aniversário, decidimos pedir uma mãozinha a uma série de amigos da lusofonia que sempre gravitaram à volta do blogue (teriam sido mais convidados não tivesse a ideia ter surgido tão perto da data do aniversário). A cada um deles pedimos que alinhassem os seus westerns-spaghetti favoritos. Com base em todas as participações publicaremos em breve o top oficial do POR UM PUNHADO DE EUROS, algo que não revíamos desde 2012. Estava mais do que na hora!
Obrigado a todos os que continuam por aí e tenham cuidadinho com o corona. Saúde!
Muitos parabéns ao blog e aos seus autores... continuem o excelente trabalho!
ResponderEliminarObrigado Nuno.
EliminarOnze anos de trabalho é obra! Entre outro tipo de publicações, este blogue conta, neste exato momento, com 221 resenhas de filmes. Já é um arquivo jeitoso.
ResponderEliminarAcho que ninguém sabe exactamente quantos westerns-spaghetti foram realizados mas seguramente foram mais de 500, portanto ainda há trabalho para mais uns anos valentes.
EliminarNo Letterboxd existem muitas listas do género, a que uso como referência para saber quanto já percorri nesta estrada é a que deixo aqui o link. Ela lista 502 títulos e excepciona os euro-westerns e os zorros, logo posso imaginar que pelo menos 600 existam.
https://letterboxd.com/kaltfunken/list/extensive-spaghetti-western-list/
Por curiosidade as estatísticas dizem-me que estou com 61%.
11 anos passaram num ápice tal como passam todas as coisas que nos são mais queridas. Parabéns, meus amigos, sei que muitos mais aniversários se repetirão.
ResponderEliminarVamos ver, vamos ver.
EliminarUm abraço.