4.16.2018

Il giorno del giudizio (1971 / Realizador: Mario Gariazzo)

Normalmente sigo com interesse e com entusiasmo os westerns italianos produzidos no início dos anos 70. É verdade que o género já estava estafado, as produções eram muito baratas, os realizadores, os atores e os técnicos (salvo algumas exceções) também não deviam nada à genialidade. Quando há dinheiro há palhaços. Quando a cheta é pouca faz-se o que se pode! Mario Gariazzo era um realizador de segunda (ou terceira) linha. Foi jornalista, empresário, produtor e como cineasta assinou alguns westerns banais. Em 1971 trabalhou com o ator americano Lincoln Tate em “Acquasanta Joe” e com o também ianque Ty Hardin para protagonizar “Il Giorno del Giudizio”.

Estão todos sob a minha mira!

O filme é fraco, ninguém tem grandes recordações do filme, sejam eles atores, técnicos ou críticos. Até o próprio Gariazzo admite o falhanço muito por causa da falta de dinheiro. Consta até que Ty Hardin teve de pôr dinheiro do seu bolso para que o filme visse a luz do dia. O enredo vai bater na inevitável tecla: um militar regressa a casa após o fim da Guerra da Secessão. Descobre que a sua família (mulher e filho) foram assassinados por uns quantos energúmenos. O homem vai perseguir os culpados e limpar o sebo a todos eles. Antes de acabar-lhes com o cagar, o vingador coloca no chão um pequeno brinquedo de dar corda (um boneco que toca tambor que pertencia ao seu falecido filho) para cronometrar os duelos.

Um brinquedo mortal.

Só no final é que ele descobre que o cabecilha é um xerife tarado sexual que queria afiar o pau na sua mulher mas ela rejeitou-o e o gajo torceu-lhe o fagote. “Il Giorno del Giudizio” é também conhecido no mercado internacional como “Doomsday” ou “Drummer of Vengeance”.

6 comentários:

  1. Este é um dos dois ou três filmes que rouba completamente a banda sonora de Ennio Morricone do filme "I Crudeli". Não se trata de nenhuma adaptação, é mesmo roubar à descarada!

    ResponderEliminar
  2. Vi uma vez mas não me recordo de nada.. deve ser bom, deve.

    ResponderEliminar
  3. Mario Gariazzo fez 4 westerns. Eu já vi três. Mas posso garantir que qualquer um deles é fraco.
    Curiosamente, este é o primeiro western deste realizador na nossa já longa lista de filmes neste blogue.

    ResponderEliminar
  4. Não tinha calhado ainda na sorte. Eu também já vi os outros westerns dele, o Acquasanta Joe é decente se bem me lembro. O God Will Forgive My Pistol é fracote. Enfim, realizador irregular é a km de génio.

    ResponderEliminar
  5. Típico spaghetti de vingança. Nada genial mas bom. Como não gostar de um filme em que a história apenas serve de desculpa para vermos um sub-Django cansar o tambor do colt?
    lol.

    https://dosussurroaogrito.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. De facto, o protagonista é realmente uma espécie de sub-Django porque ele usa um disfarce de coveiro (com barba falsa e óculos escuros) para passar despercebido aos seus inimigos.

    ResponderEliminar