6.01.2010

Um ano de "Por um punhado de euros" - Parte 1 de 2


Inicialmente pensei este blogue com mil e um nomes, o que mais me agradava era “Maldito spaghetti!”, numa ilusão ao vício consumista que regularmente me arromba o orçamento. Mas um dia fui ver tocar uns rapazes de Leiria chamados The Allstar Project, e isso haveria de me fazer mudar de ideias. Sempre achei que o post-rock instrumental praticado por estes tipos tinha uma grande vibração cinematográfica, mas não esperaria ver neles descaradas influências “Morricónicas”. Uma pesquisa mais profunda à sua discografia mostrou-me que elas existem, o primeiro EP que editaram - “Berlengas Connection” - continha mesmo um espectacular tema à western-spaghetti. O seu nome: Por um punhado de euros!

Roubei-lhes o nome descaradamente. E porque não? Melhor descrição para o que aqui se trataria parecia-me impossível de alcançar! Nessa fase pensei arrancar e manter o projecto em solitário, mas o reencontro com o meu colega de tempos do liceu, Emanuel, levou-me a convidá-lo para a equipa. Agora que assinalamos um ano de presença na rede reconheço a importância que a entrada do Emanuel teve para o desenvolvimento do “Por um punhado de euros”. A paixão que nutrimos pelo western-spaghetti é comum, mas as nossas preferências pessoais sempre foram diferentes - algo que poderão confirmar nos artigos que aí vêem - é todo esse incremento de pluralidade de ideias que fortaleceu a estrutura do blogue.

Com o inicio do segundo ano de actividade prometemos continuar na luta. Novas rubricas serão lançadas nos próximos dois meses! E mantendo essa intenção de democratização de opiniões, passaremos a convidar amiúde alguns autores para que partilhem/recomendem as suas preferências no subgénero. Como o western-spaghetti vive muito da sua música, passaremos também a permitir a audição através do blogue de algumas bandas sonoras que temos nos nossos acervos pessoais. Tudo isto sempre com a mesma intenção de partilhar e divulgar este desvalorizado subgénero do cinema. Obrigado pela preferência e mantenham-se atentos!


6 comentários:

  1. Muitos Parabéns. Digo-o sentidamente. Tenho pena de só conhecer o blogue há coisa de um, dois meses. Nutro um amor especial pelo género, ou subgénero, e conto com este legado para me encaminhar para novas descobertas.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns!!!
    Continuem o bom trabalho realizado até aqui!
    Desejo-vos muitas mais balas, palavras e agora notas musicais para poderem partilhar conosco ao longo do mais um ano!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo belo trabalho realizado em prol desta arte que continua atraindo muita gente por todo mundo a gostar deste cinema ingenuo e cultural que não existirá mais.
    Este blog só vem a enriquecer o gênero cinematográfico e registrar historicamente acontecimentos que ficarão por muitas gerações.

    Sucesso, e vida longa Muchachos !!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Em nome da equipa do blog agradeço as simpáticas palavras de todos estes amigos e fiéis seguidores dos westerns-spaghetti! Preparem-se que este mês vem aí mais tiroteios e acção com fartura!! Estejam atentos e um abraço a todos!!

    ResponderEliminar
  5. ...e a segunda parte do balanço anual segue dentro de momentos...

    ResponderEliminar