06/06/2020

Ranking oficial de westerns-spaghetti - Versão 2020


Para ajudar a comemorar mais um aniversário do blogue POR UM PUNHADO DE EUROS, convidámos uma série de amigos a listarem os seus vinte westerns-spaghettis favoritos. As votações individuais foram sujeitas a ponderações que deram origem a um ranking que agora partilhamos convosco nesta publicação. Além dos dois escribas do blogue, votaram nesta reedição: Heraclito Maia (Brasil), Paulo Blob (Brasil), António Furtado da Rosa (Portugal), Nuno Vieira (Portugal), Ronald Perrone (Brasil), Vitor Louçã, Edelzio Sanches (Brasil) e Filipe M. Guerra (Brasil mas com dois pés em Portugal). 


1. C'era una volta il West (1968 / Sergio Leone)


Um magnata dos caminhos-de-ferro, um assassino implacável, uma ex-prostituta, um bandido e um homem misterioso que toca harmónica são as peças-chave deste magnífico western. É, muito provavelmente, o filme mais genial de Sergio Leone!

2. Il buono, il brutto, il cattivo (1966 / Sergio Leone)


Il Biondo, Sentenza e Tuco andam à procura de um tesouro enterrado numa campa. O problema é que, além de não se gramarem uns aos outros, o país está em plena guerra civil. O auge desta aventura épica acontecerá no cemitério, ao som da excelente música do maestro Morricone!

3. Per un pugno di dollari (1964 / Sergio Leone)


Joe chega à pequena cidade fronteiriça de San Miguel. Dois grupos rivais dominam os negócios de armas e de álcool. Muito dinheiro circula por ali e o pagamento é feito em dólares. No fim, o ajuste de contas será entre o Colt e a Winchester.

4. Per qualche dollaro in più (1965 / Sergio Leone)


El Índio, um bandido que fuma ganzas, tem a cabeça a prémio. Il Monco e o coronel Douglas Mortimer andam no seu encalço. Ambos unem forças para receber a recompensa e acabar de vez com El Índio e com a sua manada de brutamontes sádicos, mal-encarados, desdentados, marrecos e corcundas!

5. Django (1966 / Sergio Corbucci) 


Apesar do fim da Guerra Civil Americana, os ódios ainda não cessaram. Os fanáticos sulistas da Ku Klux Klan e os mexicanos rebeldes andam constantemente à marrada! No meio disto tudo, eis que surge um homem misterioso, vestido com roupas escuras e que arrasta pela lama um sinistro caixão de madeira! Quem é esse homem? O que pretende? E, afinal, o que está dentro daquele caixão?

6. Il grande silenzio (1968 / Sergio Corbucci)


No meio de um imenso nevão, Tigrero, um hábil caçador de recompensas, limpa o sarampo a tudo o que tem a cabeça a prémio. O pistoleiro Silenzio sabe que, cedo ou tarde, terá de enfrentar Tigrero. Quem levará a melhor?

7. Vamos a matar, compañeros! (1970 / Sergio Corbucci)


Vasco passa de ignorante simplório a líder revolucionário num ápice. Um mercenário sueco, conhecido como “Il Pinguino”, alia-se a Vasco. Tiroteios, explosões, política e muitos cadáveres em plena revolução mexicana!

8. La resa dei conti (1967 / Sergio Sollima)


O mexicano Cuchillo é um campónio especialista na arte de manejar facas (como o próprio nome indica) e é matreiro como uma raposa! Cuchillo é acusado de ter violado e assassinado uma jovem adolescente. Jonathan Corbett vai atrás dele para entregá-lo à justiça. Mas Cuchillo é mesmo culpado?

9. I giorni dell’ira (1967 / Tonino Valerii) 


O jovem órfão Scott Mary é tratado abaixo de cão pelos “civilizados” cidadãos de Clifton! O pistoleiro veterano Frank Talby protege-o, acolhe-o e ensina-lhe tudo sobre a arte de manejar uma pistola. Ambos tornam-se intocáveis patrões da cidade. Mas esta parceria é para durar?

10. Keoma (1976 / Enzo G. Castellari)


O mestiço Keoma regressa a casa. O seu velho pai recebe-o de braços abertos mas os seus três meios-irmãos têm-lhe um ódio de morte! Está mais que visto que vai haver molho!

11. ¿Quien sabe? (1967 / Damiano Damiani) 


O revolucionário mexicano El Chuncho e o mercenário Bill Tate andam pelo México em tempos turbulentos. Um quer liberdade e justiça. O outro quer dinheiro. Esta parceria trará bons frutos a ambos?

12. Faccia a faccia (1967 / Sergio Sollima)


Um professor de História viaja até ao Oeste Selvagem por questões de saúde. Cedo se apercebe que o modo de vida naquela região é bastante duro e extremamente violento. O seu fascínio por esse tipo de vida vai aumentando até ao ponto do próprio professor se tornar num fora-da-lei.

13. Giù la Testa (1971 / Sergio Leone)


Um irlandês do IRA especialista em explosivos e um bandido mexicano planeiam assaltar o banco mais rico da região. O que parecia um simples assalto torna-se, inadvertidamente, num ato político de grande importância.

14. Il Mercenario (1968 / Sergio Corbucci)


Um campónio mexicano transforma-se num líder revolucionário. Um mercenário polaco anda pelo México a fazer negócios. Paco e Sergei formam uma dupla que terá altos e baixos. O melhor momento do filme é o duelo na arena de uma praça de touros!

15. Se sei vivo spara (1967 / Giulio Questi)


Um mestiço foi atraiçoado pelos seus companheiros após a concretização de um assalto. Os traidores fogem com o ouro e o mestiço morre no deserto. Ou será que não? Ele sobreviveu? A magia dos dois índios que o ajudam foi eficaz? Os bandidos que têm o ouro vão ser carne para canhão nas mãos dos “impolutos cidadãos” de uma lúgubre cidade! Eis um dos mais violentos e mais estranhos westerns-spaghetti de sempre!

16. Da uomo a uomo (1967 / Giulio Petroni)


Bill testemunha o assassinato de sua família quando criança e cresce com desejo de vingança. Anos mais tarde unir-se-á a um velho pistoleiro, Ryan, na  procura dos assassinos. Mas rapidamente descobre que Ryan esconde um segredo sobre o seu passado. O único filme do género a contar com o astro John Phillip Law (Barbarella, Diabolik).

17. Une corde, un Colt (1969 / Robert Hossein)


Os irmãos Caine - Ben, Thomas e Eli – rebelam-se contra a poderosa família Rogers roubando-lhes um carregamento de moedas de ouro. Os Rogers não estão com meias medidas e resolvem a questão matando Ben, já os outros dois conseguem escapar. Maria, a esposa de Ben, tem agora apenas um desejo: vingar a morte do marido.

18. E Dio disse a Caino… (1970 / Antonio Margheriti) 


Após dez anos de trabalho forçado, por condenação de um crime que ele nunca cometeu, Gary Hamilton é perdoado. O homem que o denunciou, Acombar, tornou-se entretanto num tirano local, mas nem com a ajuda dos seus acólitos parará a vingança de Gary Hamilton. Um westerns-spaghetti de contornos góticos que ainda tem a particularidade de ser protagonizado por Klaus Kinski, num raro papel de bom da fita.

19. Bandidos (1967 / Massimo Dallamano)


O renomado atirador Richard Martin viaja de comboio quando o seu ex-pupilo Billy Kane o assalta. Kane poupa Martin, mas não antes de lhe desfazer as mãos. Anos mais tarde, Martin acolhe um condenado injustamente acusado pelo assalto ao comboio. Martin ensina então o seu novo aluno e os dois partem à procura de Billy Kane. É o único western-spaghetti assinado por Massimo Dallamano, conceituado realizador italiano que entre outras obras primas deixou-nos o magnifico giallo “Que Fizeram a Solange?”.

20. Il ritorno di Ringo (1965 / Duccio Tessari)


Esta é a única sequela oficial do sucesso “Uma pistola para Ringo”, também realizado por Duccio Tessari e protagonizado por Giuliano Gemma. O filme baseia-se no épico grego antigo de Homero, “A Odisseia”. Gemma, regressa da guerra civil onde se presumia ter morrido, mas encontra a sua casa invadida por bandidos e sua esposa noiva de um dos líderes, Paco Fuentes, numa das melhores actuações do espanhol George Martin.

21. Le Colt cantarono la Morte e fu... Tempo di Massacro (1966 / Lucio Fulci)


Tom Corbett é chamado de volta à sua cidade natal, entretanto, controlada pelo avarento Scott. A fazenda da família é agora propriedade da família Scott e o seu irmão tornou-se alcoólatra sem rumo. Por trás de tudo isso, está a mão de Scott Junior, um assassino psicopata com fetiche por chicotes. Quando a índia que criou os dois irmãos é assassinada, os dois unem-se finalmente com o propósito de acabar com o reinado de terror da família Scott. Escrito por Fernando Di Leo, que anos mais tarde se tornaria num dos grandes realizadores do cinema policial italiano. 

22. Il mio nome è Nessuno (1973 / Tonino Valerii) 


Jack Beauregard, foi outrora o mais famosos dos pistoleiros do Velho Oeste, agora o único desejo é aposentar-se e mudar-se para a Europa. Mas um jovem pistoleiro, conhecido apenas como "Ninguém", idolatra-o de tal forma que mão o quer ver sair de cena sem estrondo. Para a história ficaram as picardias entre Sergio Leone e Tonino Valerii, que lutaram pelos louros da obra.

23. Matálo (1970 / Cesare Canevari)


Um pequeno grupo de bandidos esconde-se numa cidade fantasma depois de roubar um baú de ouro. Dois viajantes de passagem pelo local acabam à mercê dos bandidos. Curiosamente este filme é um remake de outro western-spaghetti lançado poucos anos antes, “Dio non paga il sabato”. Ambos comungam de uma aura fantasmagórica, mas este dá-lhe uma roupagem mais perversa e psicadélica. 

24. Se incontri Sartana prega per la tua morte (1968 / Gianfranco Parolini)


Numa cidade do Velho Oeste, bandidos, mercenários e aventureiros tentam meter as unhas numa grande quantia em ouro. Entre eles, está o pistoleiro Sartana, um banqueiro corrupto, um bandido mexicano e dois irmãos psicóticos. É a resposta do western-spaghetti à saga James Bond – 007, que acabou por se tornar numa das franquias mais bem-sucedidas do género.

25. I quattro dell'Apocalisse (1975 / Lucio Fulci) 


Juntos na cadeia de uma cidade do Velho Oeste, um jogador, uma prostituta grávida, um alucinado e um bêbado sobrevivem a um massacre, mas têm de enfrentar o terrível bandido Chaco. Um dos filmes mais bizarros do género, não fosse ele realizado pelo mestre do terror italiano, Lucio Fulci (Zombi 2 - A Invasão dos Mortos Vivos, As Sete Portas do Inferno).

26. Tepepa (1969 / Giulio Petroni)


Um médico inglês salva um líder revolucionário mexicano (Tepepa) do esquadrão de tiro, apenas com o objectivo de se poder vingar pessoalmente pela morte de sua noiva. Mas a vingança vai ter de esperar. É um dos mais conceituados zapata-westerns, protagonizado pelo habitué Tomas Milian e pelo grande Orson Welles (O Mundo a Seus Pés).

27. Una Pistola per Ringo (1965 / Duccio Tessari)


Um violento grupo de bandidos semeia terror na fronteira Texas/México. Depois de assaltarem um banco refugiam-se em uma fazenda e tomam os membros da família como reféns. Para resgatá-los, as autoridades decidem infiltrar o pistoleiro Ringo no bando. 

28. Tex e il signore degli abissi (1985 / Duccio Tessari)


O ranger Tex Willer (Giuliano Gemma) e seu pard Kit Carson (William Berger) estão na senda de um lote de armas desaparecidas. Os bandidos mexicanos são os principais suspeitos, mas as pistas levam-nos a uma misteriosa tribo índia que detêm o poder de transformar os seus inimigos em pedra. Filme baseado nas aventuras do herói Tex, das histórias de banda desenhada lançadas pela editora italiana Bonelli. Lançado em 1985 como propósito de servir de piloto a uma série de televisão, projecto jamais concluído.  

29. Zorro (1975 / Duccio Tessari)


A província de Nueva Aragón é controlada pelo malvado Coronel Huerta. O novo governador tenciona mudar o rumo governativo, mas é assassinado antes de chegar à cidade. É então que o seu amigo Diego toma o seu lugar fingindo seguir toda as vontades de Huerta, mas em paralelo veste a máscara e transforma-se em Zorro, sabotando todos os planos do tirano Huerta. É o mais reputado dos filmes “Zorro” realizados na europa, uma ramificação dentro do género western-spaghetti que pariu um número anormal de filmes. 

30. Quella sporca storia nel west (1968 / Enzo G. Castellari) 


De volta da Guerra Civil, Johnny Hamilton descobre que seu pai foi assassinado pelo bandido Santana e que sua mãe Gertrudes casou-se com seu tio Claude, mas Johnny está determinado a descobrir a verdade. Este foi um projeto originalmente pensado por Sergio Corbucci, como uma releitura do clássico de Shakespeare, “Hamlet”, mas devido a outros compromissos foi parar ás mãos competentes de Enzo Castellari que não desperdiçou a oportunidade firmando um dos seus melhores filmes. 


Para conhecer todos os títulos votados, visitem a lista que publicámos no Letterboxd, aqui.


9 comentários:

  1. Eu diria que os primeiros 15 filmes da lista não suscitam grandes dúvidas. Praticamente todos eles, de uma maneira geral, fazem parte dos mais cotados spaghettis.
    Do número 16 ao número 30 isso já não acontece. Vemos uma grande variedade de escolhas e com alguns títulos que surpreendem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente estou bem agradado com a variedade que saíu desta revisão. No top 10, o nosso nono e décimo são provavelmente uma novidade em relação à maioria dos rankings que tenho visto por aí, mas não em relação à nossa última actualização. Normalmente estes filmes ficam posicionados mais abaixo da tabela. No top da Spaghetti Western Database por exemplo andam pelos décimo-quarto e décimo-quinto. Mas de uma forma geral acho que os filmes do Giuliano Gemma e Franco Nero são mais acarinhados pelo público da lusofonia.

      Eliminar
  2. No ranking dos realizadores, o resultado é o seguinte:
    Leone (5); Corbucci (4); Tessari (4); Sollima, Valerii, Castellari, Petroni e Fulci (2).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu Acho que não seria nada mau um ranking como daquele que fizemos, do nossos diretores favoritos.

      Eliminar
  3. No ranking dos atores, eis os que aparecem mais vezes:
    Tomas Milian (6); Lee Van Cleef (5); Franco Nero (5); Giuliano Gemma (4); Klaus Kinski (4); Gian Maria Volontè (4); Clint Eastwood (3).

    ResponderEliminar
  4. Há muito por escolher para Todos os gostos e estes não se discutem, no entanto, há dois filmes neste lista que nunca estariam no meu top 50 ou 100 (23.º e 25.º), mas estão na lista com todo o direito. O 13.º lugar do "Giù la Testa" surpreende-me porque, vá lá, na minha opinião é dos filmes maus subestimados do género. @Pedro, temos de nos lembrar de que nem todos os estes filmes foram lançados no mercado americano ou passaram quase despercebidos pelo circuito dos drive-ins e dos pequenos cinemas de bairro. Para muitos, o western spaghetti são os filmes de Leone, Django e pouco mais. Abraço aos dois

    ResponderEliminar
  5. António, concordo que os filmes que mencionaste são as grandes surpresas deste top. Outros talvez dirão que as maiores surpresas são o "Tex" e o "Zorro".
    Quanto ao filme "Giù la Testa", muito brevemente teremos uma resenha sobre esse filme.

    ResponderEliminar
  6. Reconheço que também me surpreendeu a presença do "Tex", sem ser grande conhecedor da banda desenhada, e do "Zorro", mas até gosto destes filmes.

    ResponderEliminar