11.05.2013

I quattro dell'Apocalisse (1975 / Realizador: Lucio Fulci)


O realizador Lucio Fulci deixou a sua marca no cinema italiano principalmente no “giallo” e no terror (O Estripador de Nova IorqueZombi 2 - A Invasão dos Mortos-Vivos, As Sete Portas do Inferno). Este cineasta ainda arriscou trabalhar em outros géneros, nomeadamente nos westerns, mas os resultados estão entre o satisfatório e o medíocre. O enredo do filme resume-se ao encontro casual de quatro personagens muito distintos e à viagem (sem rumo definido) que fazem juntos. O jogador de cartas profissional / batoteiro Stubby Preston, a jovem prostituta grávida Bunny, o bêbado Clem e o alucinado Bud deparam-se ao longo da viagem com Chaco, um pistoleiro mexicano obcecado por drogas, sexo e sadismo. Obviamente, esta mistura explosiva de personalidades vai dar bronca…

 Cadáveres por todo o lado!

Na minha opinião, este filme é fraco, sem chama, desinteressante e, em alguns momentos, sem nexo. A ação situa-se no oeste americano mas isso é apenas um pormenor insignificante porque tudo isto mais parece uma excursão de um grupo de “hippies” que não sabem o que andam a fazer!

O Charles Manson dos spaghettis!

Bem sei que Lucio Fulci nutria carinho por filmes bizarros e tentou defender o valor desta sua obra. Também sabemos que a sua paixão cinematográfica nunca foi o western. Talvez por isso os seus westerns nunca chegaram a patamares elevados. A reputação de Fulci ainda hoje é comentada em Itália. Giuliano Gemma e George Hilton trabalharam com ele em harmonia. Fabio Testi conquistou o respeito e admiração do realizador. Franco Nero representou uma espinha na garganta de Fulci.

Parece a matança do porco!

Senhor de uma personalidade forte, por vezes conflituosa, o facto é que isso não bastou para colocá-lo num lugar de topo dos westerns-spaghetti. “Os Quatro do Apocalipse” também não ajudou.

5 comentários:

  1. É um filme muito difícil. Não é coisa que aprecie por aí além.
    Gosto porém dos outros westerns de Fulci que já conferi. Ainda não vi foi os da "neve", tenho-os ali mas não há mesmo é curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, o melhor western de Lucio Fulci é "A sela de prata". Tudo o resto é bem fraco. O seu percurso neste tipo de filmes não me deixa saudades. Mas como sabemos nem tudo pode ser bom...

    ResponderEliminar
  3. Xiii.Eu cá gosto bastante do "Tempo de massacre", não o acho nada fraco. Especialmente da prestação do George Hilton e do vilão psicótico..

    ResponderEliminar
  4. Não me lembrava desse! Sim, é verdade, é um bom filme. Se calhar foi aí que Fulci e Franco Nero começaram a andar à marrada um com o outro!

    ResponderEliminar
  5. Edit: As imagens do post foram actualizadas devido a problemas com o servidor de alojamento original.

    ResponderEliminar