Quando vemos um homem a caminhar num mar de lama, vestido com roupas velhas, sujas e escuras, e a arrastar um caixão, já sentimos um certo arrepio! Este aspecto visual impressiona qualquer um que seja estranho aos westerns-spaghetti! Além do forte choque visual, basta agora adicionar a brilhante música do compositor argentino Luís Enriquez Bacalov e tudo encaixa na perfeição! Esta banda sonora corresponde totalmente ao ambiente do filme. Logo no genérico inicial, a melódica canção prepara o espectador para aquilo que se segue. Existem momentos simplesmente arrepiantes, que antecipam a tensão, a violência e a crueldade dos personagens!
Destacam-se algumas faixas com ritmos hispânicos / mexicanos. Umas são de cariz festivo e outras mais lúgubres, com recurso às célebres cornetas “Mariachi”, à boa moda do “Deguello”! Ao longo de todo o filme, a música de Bacalov preenche os espaços necessários e assume as falas e as expressões dos actores. Digamos que Corbucci e Bacalov demonstraram uma grande química e deram origem a um marco do cinema em termos visuais e auditivos. O cinema não é só imagem em movimento; o cinema também é som! A banda sonora de “Django" é sem dúvida um dos pontos mais altos no âmbito dos westerns-spaghetti e que tinha obrigatoriamente de marcar presença neste blogue! Após ouvirem as faixas vão decerto concordar comigo!
Luis Enriquez Bacalov sem dúvida nenhuma foi um dos grandes maestros que enriqueceram ainda mais o Espaghetti western. Fez músicas memoráveis como a deste clássico "Django".
ResponderEliminarTotalmente de acordo, amigo Edelzio! As bandas sonoras foram fundamentais para o sucesso destes filmes! Este espaço dedicado à música vai enriquecer bastante este blogue!
ResponderEliminarEste argentino sabia o que estava a fazer. Banda sonora muito forte! Penso que ele ainda está no activo...
ResponderEliminar--
Pedro Pereira
por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
filmesdemerda.tumblr.com
Alguém sabe onde comprar a trilha sonora original?
ResponderEliminarNa Amazon.com existe à venda, mas estão a preços bastante altos. Talvez volte a ser lançado por estes dias...
ResponderEliminar--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/