tag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post1906495893830423398..comments2023-09-08T18:32:11.832+01:00Comments on POR UM PUNHADO DE EUROS: Blindman (1971 / Realizador: Ferdinando Baldi)Pedro Pereirahttp://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-8381505956755750532014-04-24T13:34:25.499+01:002014-04-24T13:34:25.499+01:00Blindman (1971)
Direção: Ferdinando Baldi
Com: ...Blindman (1971) <br /> <br />Direção: Ferdinando Baldi<br />Com: Tony Anthony, Lloyd Battista, Ringo Starr, Magda Konopka, Raff Baldassare<br /><br />Texto por Rafael Hansen Quinzani<br />O filme Blindman de Ferdinando Baldi constitui-se num dos mais originais Spaghetti Westerns já realizados principalmente pelo fato de ser protagonizado por um personagem cego e pelos elementos que o diretor soube articular com este enredo.<br />O protagonista da trama é interpretado por Tony Anthony, que também produz o filme. Sua interpretação conduz os pontos positivos do filme, mas estes não ficam somente restringidos ao personagem central. A abertura contém os elementos já clássicos do gênero: o deserto, o vento, a aridez, o sol escaldante e a excelente música pontuando a cena. Logo em seguida somos apresentados à história: Um pistoleiro cego está em busca de 50 mulheres que ele deveria conduzir ao Texas para servirem de esposas aos mineiros de uma localidade isolada. Mas ele foi enganado e está em busca de reparações. As 50 mulheres foram capturadas por Domingo, um poderoso e rico mexicano que as utiliza como armadilha para prender um general (Raf Baldassarre). Este personagem insere um tom característico atribuído aos mexicanos: a galhardia, a insolência e o cômico.<br />Um ponto peculiar de Blindman é a presença de Ringo Starr como Candy, o irmão de Domingo disposto a qualquer atitude para se casar com Pilar (a bela Agneta Eckemyr), uma moça da localidade.<br />O roteiro e a direção do filme souberam muito bem articular os elementos decorrentes da deficiência do protagonista: o mapa em relevo, a bússola sem tampa, a astúcia desenvolvida pelo personagem e o cavalo do pistoleiro, responsável por momentos hilários. Baldi conduz o filme num andamento acelerado marcado por constantes reviravoltas e consegue muito bem articular os momentos cômicos com os de tensão. Agregado a estes elementos insere-se o tom soturno (onde ganha importância a fotografia de Riccardo Pallottini), sarcástico, irônico e de extremo humor negro. Como exemplo as cenas de sadismo protagonizadas pela irmã de Domingo (a belíssima Magda Konopka), as 50 belas loiras e morenas seminuas em fuga pelo deserto, sendo vítimas de um massacre e estupro coletivo e o bizarro enterro de Candy. Num contraponto a falta de visão do protagonista o que visualizamos são ambientes com pouca luz, ângulos irregulares e inquietos com rápidos movimentos de câmera.<br />O desfecho do filme ocorre num cemitério, cenário caro ao gênero, mas aí também Baldi não deixa de caracterizar seu filme. Quando o cego está frente a Domingo ele proclama: “- Não te desejo mal Domingo! Só espero que você perca todos os seus dentes, menos um. E que este te doa pelo resto de sua vida!”.<br />Um filme surpreendente, peculiar e por que não, visceral.<br /><br />http://www.imdb.com/title/tt0066844/<br /><br /><br />fonte:<br />http://dollarirosso.blogspot.com/2007/06/blindman-1971.htmlMurilohttps://www.blogger.com/profile/00816808076167614943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-68315093495715679002012-08-14T01:57:05.446+01:002012-08-14T01:57:05.446+01:00Os mexicanos parecem bárbaros hippies que capturam... Os mexicanos parecem bárbaros hippies que capturam mulheres para lançá-las nas prostituição. Mas apesar dos contratempos presentes nesse Spaghetti visualmente ele é fantástico. A câmera nos puxa para dentro da tela, nos joga de um lugar para o outro;uma construção imagética que aprimorou ainda mais a plasticidade visual do gênero.Só para comparação"Texas adeus" do mesmo diretor tem um roteiro mais consistente e concatenado, mas visualmente não é dos melhores e fica bem aquém de Blindman. Estilisticamente eu o colocaria no mesmo nível das inovações visuais de Django Kill e Matálo.aprigiohistoriahttps://www.blogger.com/profile/02712524550885315278noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-70178877923349706762011-02-23T19:48:47.947+00:002011-02-23T19:48:47.947+00:00Tenta aqui:
http://pt.kickasstorrents.com/blindma...Tenta aqui:<br /><br />http://pt.kickasstorrents.com/blindman-1971-western-t3835500.htmlPedro Pereirahttps://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-84406331563736888792011-02-23T13:53:31.193+00:002011-02-23T13:53:31.193+00:00como faço para baixar estes filmes?como faço para baixar estes filmes?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-57956260263310811162011-02-23T13:52:40.379+00:002011-02-23T13:52:40.379+00:00como faço para baixar este filmes????como faço para baixar este filmes????Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-80365513676562864032010-08-12T21:31:39.204+01:002010-08-12T21:31:39.204+01:00Sim, não será de certeza o melhor filme do senhor ...Sim, não será de certeza o melhor filme do senhor Baldi. Mas este justiceiro sem olhos é melhor que "Little Rita nel west" ou até "Odia il prossimo tuo".Pedro Pereirahttps://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-6226828445033857622010-08-11T12:22:13.715+01:002010-08-11T12:22:13.715+01:00De esta película tenía muy buenas referencias pero...De esta película tenía muy buenas referencias pero la verdad es que no me ha convencido y no consigo pillar el sentido del humor de Anthony. Para mí una decepción, máxime porque las tres películas dirigidas por Baldi que había visto anteriormente me habían gustado bastante, sobre todo "El pistolero de Ave María"y "Adiós Texas"Jesúsnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-57439779381922506842010-07-09T12:44:10.356+01:002010-07-09T12:44:10.356+01:00Olá António.
Também me parecia que o titulo que v...Olá António.<br /><br />Também me parecia que o titulo que vi no VHS era esse, mas não tinha como confirmar. Obrigado!<br /><br />Entendo o teu ponto de vista, um tipo de Liverpool a fazer de Mexicano pode ser um problema. Os hippies também não abonam a favor, mas nesse campo parece-me que a atmosfera hippie do Gli specialisti (Sergio Corbucci) é muito mais irritante.Pedro Pereirahttps://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-85092610330670220232010-07-08T21:01:49.155+01:002010-07-08T21:01:49.155+01:00Este filme não é um dos meus preferidos, do mesmo ...Este filme não é um dos meus preferidos, do mesmo realizador prefiro muito mais o VIVA DJANGO com Terence Hill, talvez seja devido à sua atmosfera hippie, ou devido à actuação irritante de Ringo Starr, na verdade este filme nunca me agradou por aí além, embora reconheça que tenha os seus momentos.<br />O título deste filme em Portugal foi.<br /><br />JUSTICEIRO SEM OLHOSAntónio Furtado da Rosahttps://www.blogger.com/profile/16759077751178912753noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-63474200923728563362010-07-01T21:01:06.762+01:002010-07-01T21:01:06.762+01:00Correcto e pertinente! Desde os seminais "Per...Correcto e pertinente! Desde os seminais "Per un pugno di dollari" ou "Django", passando pelo interessante "Oggi a me... domani a te!", todas elas variantes do cinema japonês.Pedro Pereirahttps://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-1579260553438445112010-06-30T16:05:10.507+01:002010-06-30T16:05:10.507+01:00Ya la tengo lista para ver despues de tiempo buscá...Ya la tengo lista para ver despues de tiempo buscándola esta variante de Zatoichi, que como bien apuntais certifica las constantes corrientes e influencias de ida y vuelta entre el western norteamericano, el chambara japonés y el eurowestern.adrián esbillahttp://esbilla.wordpress.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-82619819950585025882010-06-28T20:32:01.029+01:002010-06-28T20:32:01.029+01:00Longe disso, existe bastante para além de Hollywoo...Longe disso, existe bastante para além de Hollywood. Felizmente...Pedro Pereirahttps://www.blogger.com/profile/10586097687612591043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-83631772242529333202010-06-28T14:06:03.658+01:002010-06-28T14:06:03.658+01:00Mais uma vez o cinema japonês serviu de inspiração...Mais uma vez o cinema japonês serviu de inspiração para um western europeu! Dá que pensar porque a maioria das pessoas ainda pensa (erradamente) que apenas o cinema americano é que é bom!!Emanuel Netonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5056334992800728842.post-84020056093466767522010-06-27T21:34:58.737+01:002010-06-27T21:34:58.737+01:00Foi sem ter medo das balas que o poderiam acertar ...Foi sem ter medo das balas que o poderiam acertar que Tony Anthony se aventurou num filme que achei super interessante, dada a ousadia de fazer cego um pistoleiro negociante. Embora não seja excelente há cenas que me ficaram marcadas pelo desembaraço e criatividade com personagem principal se mexe no meio de quem lhe quer estragar o negócio!<br />Vale a pena ser visto!Elsahttps://www.blogger.com/profile/11657663216109994518noreply@blogger.com