6.01.2020

Onze anos de "Por um punhado de euros"


Contra todas as expectativas este espaço atingiu o seu décimo primeiro aniversário, sim leram bem. Foram onze anos em que desafiando a razão e por pura teimosia apostámos em dedicar um espaço na blogosfera a filmes esquecidos, alguns deles completamente vagabundos e à excepção daqueles realizados por Sergio Leone, sempre mal tratados pelos cinéfilos mais iluminados da nossa praça.  Mas fazemo-lo por gosto e daí ainda cá estarmos passado tanto tempo.

Nem sempre foi fácil, admita-se. No ano passado por motivos pessoais e profissionais não foi possível manter a cadência habitual de publicações. Mas porque isto é uma equipa e não um “one man show” ficámos à tona graças ao empenho do meu camarada de armas e amigo desde os tempos de liceu, Emanuel Neto. Ele sim, sempre certinho na publicação de material com o humor que o caracteriza.

Pelo meio do caminho tivemos a chegada da pandemia Covid-19 e com ela a imposição de passarmos todos mais tempo em casa. Já diz o povo, há males que vêm por bem, com isso foi também possível aliviar algum do stress profissional e pessoal. Com esta disponibilidade extraordinária, aproveitámos para dar uma lavadela à cara do blogue e simultaneamente rever alguns artigos que há muito tinham perdido a ligação para as imagens ilustrativas originais. Interessa dizer que a resolução deste problema foi uma critica que recebemos diversas vezes na nossa caixa de mensagens e que como bons ouvintes, tentámos resolver.

Durante estes anos de vida do blogue vimos blogues irmãos começar e definhar, muitos deles migraram para outros formatos, Facebook sobretudo. Casmurramente decidimos há muito que o espaço se manteria na blogosfera ou em mais lado nenhum. E assim pretendemos continuar por muitos mais anos porque ainda temos centos de filmes para falar. Assim haja forças para dar conta do recado. 

E para vos oferecer como prenda de aniversário, decidimos pedir uma mãozinha a uma série de amigos da lusofonia que sempre gravitaram à volta do blogue (teriam sido mais convidados não tivesse a ideia ter surgido tão perto da data do aniversário). A cada um deles pedimos que alinhassem os seus westerns-spaghetti favoritos. Com base em todas as participações publicaremos em breve o top oficial do POR UM PUNHADO DE EUROS, algo que não revíamos desde 2012. Estava mais do que na hora! 

Obrigado a todos os que continuam por aí e tenham cuidadinho com o corona. Saúde!

6 comentários:

  1. Muitos parabéns ao blog e aos seus autores... continuem o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Onze anos de trabalho é obra! Entre outro tipo de publicações, este blogue conta, neste exato momento, com 221 resenhas de filmes. Já é um arquivo jeitoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ninguém sabe exactamente quantos westerns-spaghetti foram realizados mas seguramente foram mais de 500, portanto ainda há trabalho para mais uns anos valentes.

      No Letterboxd existem muitas listas do género, a que uso como referência para saber quanto já percorri nesta estrada é a que deixo aqui o link. Ela lista 502 títulos e excepciona os euro-westerns e os zorros, logo posso imaginar que pelo menos 600 existam.

      https://letterboxd.com/kaltfunken/list/extensive-spaghetti-western-list/

      Por curiosidade as estatísticas dizem-me que estou com 61%.

      Eliminar
  3. 11 anos passaram num ápice tal como passam todas as coisas que nos são mais queridas. Parabéns, meus amigos, sei que muitos mais aniversários se repetirão.

    ResponderEliminar