4.13.2020

A influência do western americano no western-spaghetti

Artigo gentilmente cedido pelo companheiro António Furtado da Rosa, grande entusiasta do western-spaghetti e também ele blogger ocasional via http://westerneuropeu.blogspot.com/

Não é segredo para ninguém que Sergio Leone era um ávido consumidor de western americano na sua meninice, principalmente de John Ford o qual homenageou no filme “Aconteceu no Oeste” filmando em Monument Valley. Mas o Western Spaghetti libertou-se da influência do western americano que apresentava um oeste romântico e épico no qual os heróis eram puros defensores da justiça e de donzelas em perigo, principalmente até ao final dos anos 1940, com algumas exceções. 

Mas o próprio western americano também se modificou e o herói do próprio género começou a tornar-se mais complexo e, por vezes, anti-herói, e o western tornou-se adulto com realizadores como Anthony Mann, Delmer Daves ou Raoul Walsh, cujos heróis deixaram de ser puros defensores da justiça para se tornarem heróis complexos com passados obscuros e intenções, por vezes, pouco nobres. Claro que quase sempre acabavam por encontrar a redenção, mas estes heróis complexos foram, sem dúvida, precursores do anti-herói do Western Spaghetti. 

Personagens como Ethan Edwards (John Wayne) em “A Desaparecida” de John Ford, Howard Kemp (James Stewart) em “Esporas de Aço” de Anthony Mann ou Glyn McLyntock (James Stewart) em “Jornada de Heróis” de Anthony Mann, são apenas alguns exemplos deste novo herói mais adulto do western americano.

Além dos filmes mencionados acima, eis, na minha opinião alguns westerns americanos que influenciaram o western Spaghetti:

Vera Cruz (1954 / Robert Aldrich) 


Os heróis são mercenários cujo único objetivo é ganhar dinheiro e nada mais e onde abunda o cinismo e a violência. Curiosa o antagonismo entre o herói sulista e ainda com valores, Gary Cooper, e o anti-herói sem escrúpulos, Burt Lancaster.

Os 7 Magníficos (1960 / John Sturges)


Este filme tem uma larga influência no western Spaghetti desde a violência até ao argumento que influenciou alguns westerns europeus como “A Vingança de Bill Kiowa” com Montgomery Ford, “Os cinco Bandoleiros” com Peter Graves e Bud Spencer ou “Uma razão Para Viver Outra Para Morrer” com James Coburn e Bud Spencer. Por coincidência, duas sequelas, “O Regresso dos 7 Magníficos” e “Colts para os 7 Magníficos” foram filmadas em Espanha.

O Homem do Oeste (1958 / Anthony Mann)


Sobretudo a violência e um herói com um passado obscuro que já tinha atingido a redenção e que tem de voltar ao passado para ganhar o futuro. O duelo na cidade abandonada é um mimo e muitas vezes visto no western spaghetti.

Núpcias Trágicas (1947 / Raoul Walsh) 


Considerado por muitos o primeiro western “adulto”, na minha opinião é “A Cavalgada de Heroica” de John Ford, e também o primeiro western noir, ficou conhecido entre os amantes do western spaghetti por ter um mistério parecido ao de “Tempo de Massacre” de Lucio Fulci com Franco Nero e George Hilton, e por grandes planos dos rostos doa atores para mostrar intensidade emocional como nos filmes de Leone e no “Cemitério sem Cruzes” de Robert Hossein.

Há outros filmes e outros realizadores americanos com influência no Western Spaghetti, talvez só numa cena, mas poucos como estes que são referidos neste pequeno texto, mas creio que nenhum filme terá influenciado mais Leone, Corbucci, Sollima ou Baldi, como “Vera Cruz” e “Os 7 Magníficos”. Está lá tudo, o cenário, os personagens dúbios, a ação, o cinismo e a violência.

13 comentários:

  1. No filme "A Desaparecida", John Wayne é de facto um anti-herói. O personagem Ethan Edwards surge como um tipo rude, antipático, racista e que traz consigo muito dinheiro que, provavelmente, tem origens obscuras mas que nunca são explicadas.

    ResponderEliminar
  2. "Esporas de Aço" é um excelente western filmado em locais lindíssimos, com apenas com 5 atores e alguns duplos a fazerem de índios. O personagem Howard Kemp não é um anti-herói tão evidente como Ethan Edwards mas, em ambos os casos, conseguem no final a já citada "redenção".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei-lhe uma revisada ontem. É filmado nas Rocky Mountains. è uma pena que seja um 4:3, não dá para disfrutar da paisagem a 100%. A personagem de James Stewart é sem dúvida mais um proto-anti-herói-spaghettiano.

      Eliminar
    2. Há uma razão que explica o formato 4:3. O filme é de 1953 e o formato widescreen ainda não tinha sido inventado. Esse só surgiu por volta de 1955 / 56.

      Eliminar
    3. Claro, eram as especificações limitadas da época. E mais uma das razões para as quais raramente ver westerns anteriores à década de 1960.

      Eliminar
    4. O cinemascope com câmaras com lentes anamórficas apareceu em 1953 e o primeiro filme filmado neste novo sistema foi "A Túnica" da 20th Century Fox dona do novo sistema de filmagem. Só algum tempo depois a Fox licenciou o sistema para poder ser utilizado pelos outros grandes estúdios, excepto a Paramount que criou a Vistavision que sendo também filmado com câmaras com lentes anamórficas o formato de imagem, contudo, era o 1.85.1. O primeiro western em puro em cinemascope foi “The Broken Lance - A Lança Quebrada” com Spencer Tracy da 20th Century Fox, mas, no mesmo ano foi um lançado um western contemporâneo da MGM com, também, Spencer Tracy e realizado por John Sturges, que recomendo imenso intitulado “Bas Day at Black Rock – A Conspiração do silêncio

      Eliminar
    5. Excelente explicação, António! Eu estava a par sobre o filme "A Túnica" mas não fazia ideia que o cinemascope estava inicialmente ligado a patentes e a direitos dos estúdios de cinema.

      Eliminar
  3. Desta listagem vi recentemente "O homem do oeste", que passou salvo erro na FOX Movies. E acho que nunca vi o "Núpcias trágicas", pelo menos não tenho memória dele.

    Outro filme que também foi influência forte no género é "Shane", que não vive tanto de anti-heróis, mas teve xerox nos filmes da saga "Clint...", "Cjamango" e o mais descarado, "O filho de Shane". E de certeza que me estou a esquecer de mais um ou outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em cheio, Pedro, também pensei colocar o "Shane" na resenha, mas o texto iria tornar-se muito grande, mas o personagem.

      Eliminar
    2. Curiosamente, o Shane vai passar no Fox Movies, tal como acontecerá com o Núpcias Trágicas e o 7 Magníficos. Portanto vou já resolver a minha falha com o que tinha em falta.

      Eliminar
  4. "Os 7 Magníficos" é uma clara inspiração dos westerns italianos porque se trata de um remake do filme japonês "Os 7 Samurais", tal como "Por um punhado de Dólares" é um remake de "Yojimbo".
    Até tenho a sensação que o chapéu que Charles Bronson usa no filme de John Sturges é o mesmo que usou em "Aconteceu no Oeste" (ou pelos menos é um muito parecido).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos realizados pelo grande mestre Akira Kurosawa que também realizou, por exemplo, "A Fortaleza Escondida" que influenciou, Lucas admitiu-o, a criação do "Guerra das Estrelas", existem mesmo, dois personagens que andam sempre à volta dos heróis que são chapada dos dois robots (C-3PO e R2-d2), ou melhor, os robots é que são a cara chapada dos outros dois. Quanto ao chapéu do Bronson, se não é mesmo foi feito decerto no mesmo lugar. :)

      Eliminar