2014/12/02

Sukiyaki Western Django (2007 / Realizador: Takashi Miike)

O Oriente sempre foi apaixonado pelos westerns. Os países mais industrializados (Japão, Coreia do Sul) viviam com entusiasmo este género cinematográfico e era frequente assistir a multidões enlouquecidas sempre que recebiam a visita de estrelas europeias como Giuliano Gemma, Franco Nero ou Alain Delon. Na China, mais concretamente em Hong Kong, Run Run Shaw criou um império cinematográfico ligado às artes marciais, de onde surgiram nomes importantes como Jimmy Wang Yu e Bruce Lee. O western-spaghetti era do agrado do público asiático porque as pessoas identificavam-se com esse tipo de cinema e, quer se queira quer não, foi no mestre Akira Kurosawa que Sergio Leone se inspirou para fazer o seu primeiro western. 

Passaram várias décadas e chegou a hora de retribuir. Em 2007 o realizador japonês Takashi Miike decide fazer uma homenagem ao western-spaghetti através deste extravagante “Sukiyaki Western Django”. As suas fontes de inspiração são cristalinamente claras: “Por Um Punhado De Dólares” de Sergio Leone e “Django” de Sergio Corbucci. 


O enredo é tirado a papel químico destas duas obras (um pistoleiro desconhecido aproveita o conflito entre dois grupos rivais, os vermelhos e os brancos). Mais uma vez a famosa canção “Django” da autoria de Luís Enriquez Bacalov não foi descartada e até teve direito a uma nova versão interpretada pelo veterano cantor japonês Saburo Kitajima. 

Dito isto, estamos perante o quê? Tiroteios, violência, sexo, situações bizarras e exageradas, cemitérios, cruzes, um caixão com a inevitável metralhadora Gatling e um duelo final na neve entre a espada e a pistola, à la “Yojimbo”. “Sukiyaki Western Django” é uma agradável surpresa. São 120 minutos bem passados. É um filme digno de fazer os olhos em bico a qualquer um!

Trailer:

3 comentários:

  1. O realizador americano Quentin Tarantino foi convidado a participar neste filme e tem alguns minutos de projeção mas o seu personagem não é importante para o desenrolar da história.
    Deixo aqui um link do Youtube com o Making Of deste filme:

    https://www.youtube.com/watch?v=-APPer1rcOc

    ResponderEliminar
  2. Eis a canção de Luis Enriquez Bacalov "Django" em japonês. Pessoalmente gosto bastante desta versão:

    https://www.youtube.com/watch?v=Cn47HZepg18

    ResponderEliminar
  3. Embora este seja um bom western acho que os japoneses têm mais tendência para produzir outro tipo de filmes mais chocantes e exagerados nomeadamente o muito estranho "Tokyo Gore Police"!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails