10.30.2012

Bandas sonoras | "E Dio disse a Caino..." de Carlo Savina

Apesar de ser um nome que passa despercebido a muita gente que segue os westerns-spaghetti, o compositor italiano Carlo Savina foi um elemento muito ativo neste género cinematográfico em particular e no cinema em geral. A sua primeira contribuição para os westerns europeus teve início em 1962 e findou em 1981. No final dos anos 1960, juntamente com o talentoso realizador Antonio Margheriti, contribuiu com um interessante trabalho musical para o filme “E Dio Disse a Caino”

Os ambientes góticos e noturnos apresentados na tela são bem complementados pela música. Esta sugere suspense, terror, misticismo e medo. Todas as faixas são instrumentais exceto uma. Aí, o compositor aposta na voz do cantor negro Don Powell, que interpreta a canção “Rocks, Blood and Sand” num estilo melódico e sentimental. Para concluir, dir-se-ia que esta banda sonora não está na galeria das mais geniais do vasto leque dos westerns-spaghetti mas conseguiu dar ao filme de Antonio Margheriti um ambiente ainda mais soturno.

2 comentários:

  1. Muita gente ainda ignora este filmaço. Eu gosto bastante dele. A banda sonora funciona que nem uma luva nos ambientes negros que enchem a duração da fita. Recomendo mesmo que o vejam.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, um western gótico extraordinário com música a condizer. Além da banda sonora de valor, o filme ainda conta com Klaus Kinski, que incrivelmente não faz de vilão!

    ResponderEliminar