10.04.2010

Bandas sonoras | "Django" de Luis Bacalov


Quando vemos um homem a caminhar num mar de lama, vestido com roupas velhas, sujas e escuras, e a arrastar um caixão, já sentimos um certo arrepio! Este aspecto visual impressiona qualquer um que seja estranho aos westerns-spaghetti! Além do forte choque visual, basta agora adicionar a brilhante música do compositor argentino Luís Enriquez Bacalov e tudo encaixa na perfeição! Esta banda sonora corresponde totalmente ao ambiente do filme. Logo no genérico inicial, a melódica canção prepara o espectador para aquilo que se segue. Existem momentos simplesmente arrepiantes, que antecipam a tensão, a violência e a crueldade dos personagens!

Destacam-se algumas faixas com ritmos hispânicos / mexicanos. Umas são de cariz festivo e outras mais lúgubres, com recurso às célebres cornetas “Mariachi”, à boa moda do “Deguello”! Ao longo de todo o filme, a música de Bacalov preenche os espaços necessários e assume as falas e as expressões dos actores. Digamos que Corbucci e Bacalov demonstraram uma grande química e deram origem a um marco do cinema em termos visuais e auditivos. O cinema não é só imagem em movimento; o cinema também é som! A banda sonora de “Django" é sem dúvida um dos pontos mais altos no âmbito dos westerns-spaghetti e que tinha obrigatoriamente de marcar presença neste blogue! Após ouvirem as faixas vão decerto concordar comigo!

5 comentários:

  1. Luis Enriquez Bacalov sem dúvida nenhuma foi um dos grandes maestros que enriqueceram ainda mais o Espaghetti western. Fez músicas memoráveis como a deste clássico "Django".

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo, amigo Edelzio! As bandas sonoras foram fundamentais para o sucesso destes filmes! Este espaço dedicado à música vai enriquecer bastante este blogue!

    ResponderEliminar
  3. Este argentino sabia o que estava a fazer. Banda sonora muito forte! Penso que ele ainda está no activo...

    --

    Pedro Pereira

    por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe onde comprar a trilha sonora original?

    ResponderEliminar
  5. Na Amazon.com existe à venda, mas estão a preços bastante altos. Talvez volte a ser lançado por estes dias...

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/

    ResponderEliminar