19/07/2010

Fora de tópico | The Allstar Project atiram-se de novo ao western-spaghetti


Os The Allstar Project nunca esconderam a sua admiração pelo western-spaghetti. O primeiro EP da banda, “Berlengas Connection” (2003), tinha como imagem de capa uma foto de Ennio Morricone e lá dentro incluíram o brilhante tema “Por um punhado de euros”. O tal que roubamos para título deste blogue!

Três anos depois surgiria o segundo disco, que ainda que fosse menos devedor dos sons à moda do Sr. Morricone, continha uma clara influência do género, estampada desde logo no título do disco: “Something To Do With Death”. Que como saberão é o título do célebre livro de Sir Christopher Frayling sobre o rei do euro-western, Sergio Leone.

Agora, os post-rockers de Leiria voltam a debruçar-se sobre as temáticas “spaghettianas”, dando uma nova roupagem ao já clássico “Por um punhado de euros”, que aqui renasce como “Por mais alguns euros”. O tema foi incluído na compilação da ECO, “Por um punhado de bandas…” e pode ser ouvido aqui mesmo!

Nas palavras da própria banda, publicadas no seu website: «Passados 7 anos, esta foi uma boa oportunidade para concretizar essa ideia, optando desta vez por basear o nome da música no segundo filme da “Trilogia dos Dólares”. Desta trilogia fazem parte os filmes: Por Um Punhado de Dólares; Por Mais Alguns Dólares; O Bom, o Mau e o Vilão; o que fez com que a nossa escolha se desse de uma forma natural. Este tema é muito mais do que uma homenagem a este filme em específico, trata-se de uma homenagem a toda a obra da dupla Sergio Leone / Ennio Morricone que criaram todo um novo ambiente, dentro do universo dos westerns. Agradecemos à ECO o convite e quem sabe se em 2017 não concluiremos a nossa "Trilogia dos Euros".»

Nós ficamos a fazer figas para que chegue antes disso!


5 comentários:

  1. Son buenos, son buenos... aquí en España hay algún grupo que se ha acercado a esos sonidos. Migala, por ejemplo o también Manta Ray (que son de mi ciudad, Gijón)en sus primeros discos. Y Nacho Vegas (otro gijones)claro, tanto en solitario como en ese proyecto fabuloso junto a Xel Pereda que fue Lucas 15, llevando el cancionero popular asturiano a los terrenos del rock, el country y lo morriconiano: aquí "El Sacaúntos de Allariz" (http://www.youtube.com/watch?v=dxcSkdOzwi0&feature=related)y aquí Moces a bailar con unos coros impresionantes(http://www.youtube.com/watch?v=fm9MbPFQVN0)

    ResponderEliminar
  2. Conheço apenas vagamente os Manta Ray. Obrigado por partilhares!

    ResponderEliminar
  3. Interessante junção de rock com a música épica dos westerns-spaghetti. Mais uma prova que o subgénero não anda esquecido!

    ResponderEliminar
  4. Nossa, não tinha ouvido a música até agora, achei muito legal! Sendo tocada em um crescendo constante, muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Olá Caio,
    Penso que te agradaria o disco deles "Your Reward... A Bullet". Foi lançado em 2007, deve ser fácil de encontrar no rapidshare...

    --

    Pedro Pereira

    por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderEliminar