01/06/2009

Editorial

Entre meados de 1960 até finais de 1970 foram produzidos em Itália e Espanha centenas de westerns. O subgénero rotulado de western spaghetti, que pela batuta dos três Sergios (Leone, Sollima e Corbucci), começou por ser violento e cru, evoluiria mais tarde para uma espécie de cinema cómico. Mais populista mas certamente menos interessante.

Cedo me habituei a ver todos estes filmes nos então cinemas ambulantes ou no leitor de VHS lá de casa. Não terá existido uma cópia de um spaghetti que não tenha sido alugado no saudoso videoclube Trinitá em Portalegre, e exibido nas sessões de cinema familiares.

A proximidade com a fronteira espanhola “exponenciou” ainda mais o meu consumo de filmes do género, na época largamente difundidos nos canais estatais e regionais de “nuestros hermanos”. Especial destaque para o Canal Sur e as suas habituais sessões semanais.

Os anos passaram mas o gosto por este tipo de cinema mantém-se, daí aproveitar este espaço para divulgar esta minha paixão. De futuro aqui deixarei alguns testemunhos dos títulos que mais me marcaram. Os bons, os maus e os outros!

4 comentários:

  1. Como diz alguém que tu conheces...é giro com a tua idade o interesse que tens por este tipo especifico de cinema! Mais que isso, como te dedicas a procurar filmes e informação sobre os mesmos! Acho que este blog pode ser um bom ponto de encontro dos apaixonados dos western spaghetti, onde se podem vir a trocar ideias, opiniões e, quem sabe, filmes por vezes tão dificeis de encontrar no mercado!!!
    Boas partilhas & Bons filmes!!!

    Eushinha

    ResponderEliminar
  2. GIRO e INTERESSANTE, Pedro Miguel. São duas palavras que se aplicam muito bem aqui. Vou manter-me por perto porque, quem sabe?, posso descobrir o bichinho dos western spaghetti. Acho que este blog foi uma óptima criação. fico à espera de mais!!!

    Bons Western Spaghetti!

    Sarita

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte no início, e sei que vou blog regularmente.


    Uma grande saudação, AMIGO!!

    ResponderEliminar
  4. Muchas gracias Julio Alberto!
    No tengas problemas en escribir tus comentarios en Castellano, lo entiendo muy bien.
    Saludos!

    ResponderEliminar